Árvore e Presépio da Praça de São Pedro

Vaticano

O presépio e a árvore de Natal instalados na Praça de São Pedro foram inaugurados no no dia 9 de Dezembro. A cerimónia foi presidida pelo cardeal Fernando Vérgez Alzaga e a irmã Raffaella Petrini, presidente e secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, com a presença de delegações oficiais dos lugares de origem do presépio e da árvore, provenientes, respectivamente, do Valle Santa Reatina, na Diocese de Rieti, e de Macra, na Diocese de Saluzzo, Itália.
O Presépio e a árvore na Praça de São Pedro permanecerão em exposição até ao final do tempo litúrgico de Natal, que coincide com a festa do Baptismo do Senhor, a 7 de Janeiro de 2024.
O abeto, de 28 metros de altura, é proveniente do município de Macra, na província de Cuneo, no noroeste da Itália. Quando terminar o tempo de Natal e o abeto for retirado do espaço, a madeira será utilizada para fabricar brinquedos, destinados à Caritas.
A árvore foi cortada por se encontrar em risco de colapso, após 56 anos de vida. Os presépios do Vaticano, que vão ser expostos na Praça São Pedro e na Sala Paulo VI, vão comemorar o 800º aniversário do presépio de São Francisco, a árvore de Natal é decorada no “espírito” da encíclica ‘Laudato Si’.
Os presépios no Vaticano – na Praça São Pedro e na Sala Paulo VI – vão fazer memória da criação do primeiro presépio de São Francisco de Assis, em Greccio (Diocese de Rieti), em 1223.

Notícias Relacionadas