A nossa Alegria enraíza-se na fidelidade de Deus

DOMINGO III DO ADVENTO

Neste terceiro domingo do Advento, chamado também Domingo da Alegria, a Palavra de Deus encaminha-nos para a razão de ser desta mesma Alegria e deste Júbilo, já que ainda estamos em caminhada de preparação para a celebração do Nascimento do Salvador.
Prepararmo-nos para este acontecimento, o Nascimento do menino Deus, é integrar todas as vicissitudes e razões para que o objetivo seja conseguido: de coração aberto acolhemos em júbilo e alegria Deus feito Homem, no menino de Belém.
Assim a liturgia da Palavra, diz-nos que João Batista, a voz d’Aquele que clama no deserto, aponta para “O que está no meio de vós e que não conheceis”, como a razão da verdadeira Alegria.
A segunda leitura apresenta três atitudes do cristão, que enraizado em Cristo, Vive Alegre, ora sem cessar e dá graças em todas as circunstâncias, ora neste domingo da Alegria é este apelo de São Paulo que nos toca, para que o nosso exame de consciência nos leve a verificar se estamos a pôr em prática este ensinamento tão profundo.
A primeira leitura, ajuda-nos a tomarmos consciência da nossa missão profética, que tem no batismo, que recebemos, a razão de ser, já que todos fomos revestidos com as vestes da Salvação e incumbidos de levar as razões da nossa Alegria.
É a participação de cada um de nós na missão profética do messias, que nos leva à passagem da leitura de Isaías e entendê-la, já que todos nós pela graça batismal, recebemos o Espírito do Senhor e assumimos a missão evangelizadora.
As atitudes que São Paulo pede aos Tessalonicenses, são para nós hoje um meio para vivermos o tempo do Advento: Alegria constante, Oração perseverante e Ação de Graças contínua.
O tempo do Advento como tempo de preparação para a vinda do Senhor, tem na Alegria a força de encarar as situações menos boas, os falhanços ou os erros como oportunidades para a reconciliação e a paz.
A oração perseverante, “Orai sem Cessar”, é no tempo do advento um meio para que Aquele que queremos acolher, seja insistentemente pedido que venha, “Vem Senhor Jesus”.
A ação de graças contínua, é também a atitude que cada um de nós deve ter perante Aquele que nos dá a razão de ser da nossa Alegria.
O evangelho ao colocar diante de nós uma das personagens do Advento, João Batista, que nos dá as diretrizes e coordenadas corretas para o encontro com Aquele que está no meio de nós.
“O homem enviado por Deus, a Testemunha da luz, a Voz do que clama no deserto”, é o mensageiro enviado à frente para preparar o Povo para o encontro e reconhecimento do Messias.
Assim a figura de João Batista, para nós no tempo do advento, é essencial para podermos conhecer e acolher, a razão de ser da nossa alegria, Jesus o Filho de Deus.
“No meio de vós está alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim”, é por causa d’Ele que batizo na água, para que de olhar e coração purificados, O identifiqueis e encontreis n’Ele o Messias anunciado pelos profetas.
Neste domingo da Alegria, na caminhada do Advento, enraizados em Jesus, porque Ele é a causa da nossa Alegria.

Notícias Relacionadas