Viver o Seminário por dentro

> Editorial > Viver o Seminário por dentro
Jornal A Guarda

A vivência imediata de tudo o que é efémero e passageiro parece ter tomado conta do modo de agir das pessoas, principalmente das gerações mais novas.

Há cada vez menos tempo para dedicar ao diálogo, ao encontro e até à própria família. São as contingências de um tempo sem tempo e sempre com pressa. São cada vez menos os que se preocupam com aos outros e se esquecem de si próprios. As regras do tempo em que vivemos assim o ditam.
Corremos demasiado e, muitas vezes, sem objectivos definidos nem rumo certo. Somos filhos de um tempo em que o passado já não conta e o futuro pouco importa. Não nos ouvimos a nós próprios e raramente nos deixamos interpelar pelos outros. Neste mundo global e ao mesmo tempo distante, há cada vez mais medo de assumir compromissos.
Vem isto a propósito da ‘Semana dos Seminários 2023’que está a decorrer – teve início no dia 5 e termina no dia 12 de Novembro – e que tem como tema “Não tenhas medo. Serás pescador de Homens”.
Longe vão os tempos em que os Seminários, espalhados um pouco por todo o lado, fervilhavam de vida, apesar das dificuldades. Das adversidades foram aparecendo oportunidades que abriram caminhos a jovens de tantas gerações, nos mais diferentes sectores da sociedade. Agora, quando as facilidades são mais que muitas, há cada vez mais indiferença e medo de assumir compromissos.
A pensar nas propostas com que os jovens são bombardeados constantemente, o Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional da Diocese da Guarda lançou um desafio aos jovens para passarem «1 dia no Seminário».
O evento terá lugar no Seminário da Guarda, este sábado, 11 de Novembro, com os jovens a ter oportunidade de vivenciar coisas tão simples como “disputar um jogo de futebol com uma equipa de futebol de padres”. Os jovens também vão ter oportunidade de partilhar uma conversa com um seminarista, um ex-professor de seminário, um padre formador no seminário, e um ex-seminarista.
Como o saber não ocupa lugar, esta proposta é para todos os jovens que gostam de enfrentar novos desafios.

Últimas notícias

24 de Maio, 2024
A imprensa regional é parceira e peça chave do desenvolvimento local
24 de Maio, 2024
Jornadas Diocesanas da Pastoral Social dedicadas à sustentabilidade das instituições
23 de Maio, 2024
Figueira de Castelo Rodrigo – Encontro de Professores Aposentados do Distrito da Guarda
23 de Maio, 2024
Seia – Jornadas de Museologia nas Misericórdias
23 de Maio, 2024
Manteigas – Luís Tavares e Emília Barbeira vencem Prémio Dr. João Isabel

Notícias Relacionadas