A Guarda tem na sua Catedral o monumento maior e mais vistoso de toda a região e dos mais belos e grandiosos em todo País.
A Solenidade da Dedicação da Catedral, que se assinala a 22 de Outubro, remete para a importância em termos de culto e de património de uma construção magnífica que tem cada vez mais visitantes. Mesmo assim, esta jóia de granito merece mais divulgação e promoção. Toda a envolvente da Catedral deveria ser cuidada e requalificada para tornar o conjunto ainda mais deslumbrante. Há muito que todo o Centro Histórico da Guarda anseia por mais atenção e medidas de incentivo à recuperação de património e fixação de pessoas.
Manteigas e a Aldeia Histórica de Sortelha, no Sabugal, foram os locais distinguidos pela Organização Mundial do Turismo com o prémio de “Melhor Aldeia Turística 2023”, durante a Assembleia Geral que decorreu em Samarcanda, Usbequistão.
Com esta distinção, Manteigas e Sortelha juntam-se à Rede Global de Melhores Aldeias Turísticas da Organização Mundial do Turismo, criada em 2021 e que reúne 190 aldeias dos cinco continentes, e de que fazem parte as Aldeias Históricas de Castelo Rodrigo (2021), e de Castelo Novo (2022).
“O galardão de ‘Melhor Aldeia Turística’ reconhece as aldeias que constituem um exemplo notável de um destino turístico com activos culturais e naturais acreditados, que preservam e promovem valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários e que têm um compromisso claro com a inovação e sustentabilidade em todas as suas vertentes – económica, social e ambiental”.
A nível nacional, os Passadiços do Mondego foram galardoados na 5ª edição dos prémios do Imobiliário Expresso/SIC Noticias. Nesta edição do Galardão foram avaliados projectos terminados em 2022, em oito categorias, tendo os Passadiços do Mondego sido galardoados na categoria ‘Espaço Público: Espaço Verde/Urbanismo’.
A distinção voltou a trazer às luzes da ribalta um projecto que tem atraído centenas de visitantes à região.