No primeiro dia de Setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, começa o Tempo da Criação 2024, que tem como tema ‘Esperar e agir com a criação’,
O ‘Tempo de Criação’ é um período ecuménico que une Igrejas e comunidades cristãs de todo o mundo, e que se realiza anualmente de 1 de Setembro a 4 de Outubro, ou seja, começa no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação e termina no dia da festa de São Francisco de Assis.
Na Mensagem para a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o Papa Francisco explica que “esperar e agir com a criação significa, antes de mais, unir forças e, caminhando juntamente com todos os homens e mulheres de boa vontade, ajudar a «repensar a questão do poder humano, do seu significado e dos seus limites”. O texto lembra que “o nosso poder aumentou freneticamente em poucas décadas. Realizamos progressos tecnológicos impressionantes e surpreendentes, sem nos darmos conta, ao mesmo tempo, que nos tornámos altamente perigosos, capazes de pôr em perigo a vida de muitos seres e a nossa própria sobrevivência». Um poder descontrolado gera monstros e volta-se contra nós mesmos. Por isso, hoje, é urgente colocar limites éticos ao desenvolvimento da inteligência artificial, que com a sua capacidade de cálculo e de simulação poderia ser utilizada para dominar o homem e a natureza, em vez de estar ao serviço da paz e do desenvolvimento integral”.
O ‘Tempo de Criação’, que se prolonga ao longo de um mês, pretende ser um tempo de escuta e alerta para os grandes desafios com que a humanidade se debate actualmente, nomeadamente em termos ambientais.
O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado pela Criação foi instituído na Igreja Católica, pelo Papa Francisco, em 2015, depois da publicação da Encíclica ‘Laudato Si’, tendo sido escolhido o dia 1 de setembro para coincidir com a comemoração que já existia na Igreja Ortodoxa.