Saber partilhar

Na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, que se celebra no dia 29 de Junho, a Igreja realiza em todo o mundo o tradicional peditório do Óbolo de São Pedro. Neste ano de 2024 as ofertas para o Óbolo de São Pedro decorrem durante os ofertórios das missas de 29 e 30 de Junho.

O Óbolo de São Pedro é a ajuda oferecida pelos fiéis ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro a pensar nas grandes necessidades da Igreja universal e nas obras de caridade em favor dos mais necessitados.

Esta prática remonta ao final do século VIII, após a conversão dos anglo-saxões, que “se sentiram tão unidos ao Bispo de Roma que decidiram de maneira estável fazer uma contribuição anual ao Santo Padre”.

Na altura esta oferta foi chamada ‘Denarius Sancti Petri’ (Esmola a São Pedro), tendo-se espalhado pelos outros países da Europa. O reconhecimento oficial e a regularização desta prática aconteceu no tempo do Papa Pio IX através da publicação da encíclica ‘Saepe Venerabilis’, no dia 5 de Agosto de 1871.

No tempo das novas formas de comunicar, a Santa Sé possui uma página oficial do Óbolo de São Pedro na internet para que os fiéis possam colaborar com as obras de caridade da Igreja. A iniciativa também pode ser acompanhada através das redes sociais.

Esta forma de partilha tem uma abrangência universal na medida em que é possível colaborar em projectos diferenciadores espalhados por um pouco por todo o mundo. Desta forma, a Igreja vai ao encontro de todos os povos principalmente daqueles que estão privados de quase tudo.

Num mundo cada vez mais desigual, há gestos que podem fazer toda a diferença, na medida em que ajudam a criar laços de solidariedade e fraternidade. Saber partilhar com quem mais precisa é um gesto nobre e digno. 

Notícias Relacionadas