Junho santeiro com Fé e Cultura

O mês de Junho é marcado pelos dias dos Santos Populares e outras festividades.

Santo António continua a ser celebrado em muitos lugares, no dia 13 de Junho. Sendo natural de Lisboa, morreu em Pádua, a 13 de Junho de 1231. Ao contrário do que acontece em Portugal, onde é conhecido como Santo António de Lisboa, no resto do Mundo é evocado como Santo António de Pádua.
Primeiramente pertenceu à Ordem dos Cónegos Regulares da Santa Cruz, que seguiam a Regra de Santo Agostinho, no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Tornou-se Franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. Foi proclamado Doutor da Igreja.
Segue-se, no dia 24 de Junho, a solenidade do nascimento de São João Baptista, proclamado o maior “entre os filhos de mulher”. Na Guarda, dá nome a uma das feiras anuais e encerra as festas dos “Santos da Guarda”. No concelho, é padroeiro de Fernão Joanes, Pera do Moço e Videmonte e é aclamado em todos os lugares com manifestações populares onde não faltam fogueiras e arraiais.
O mês termina com a solenidade de São Pedro e São Paulo. Ambos, na fé e no amor de Jesus Cristo, anunciaram o Evangelho em Roma e morreram mártires no tempo do imperador Nero. De acordo com a tradição, o Apóstolo São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo e sepultado no Vaticano, junto à Via Triunfal. São Paulo morreu ao fio da espada e foi sepultado junto à Via Ostiense.
No concelho da Guarda, São Pedro é padroeiro do Jarmelo – São Pedro, Porto da Carne e Trinta.
A evocação e celebração destes santos, ao longo do mês de Junho, mereceram sempre uma atenção especial das gentes do concelho da Guarda. Ainda hoje, os povos do concelho da Guarda associam a fé à cultura, na comemoração dos santos populares e em muitas outras manifestações religiosas.

Notícias Relacionadas