Interior solidário

A economia social e o interior estiveram em destaque ao longo dos últimos dias na Guarda.

O lançamento do Centro para a Economia e Inovação Social contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, e da Segunda Vice-Presidente do Governo e Ministra do Trabalho e Economia Social de Espanha, Yolanda Díaz. Um momento alto para o futuro da Guarda, da região, de Portugal e de Espanha que passou quase despercebido aos olhos do povo devido ao local escolhido para a sua realização.
O momento merecia um espaço mais digno, nobre e central na cidade, como tem acontecido com tantos outros eventos.
Por um lado apresenta-se o Centro para a Economia e Inovação Social “como uma oportunidade para demonstrarmos o poder da Economia Social” e, por outro, esconde-se a sua importância numa sala que está fechada praticamente ao longo de todo o ano.
Neste campo, a Câmara da Guarda tem vindo a apoiar as IPSS´s do concelho, com um envelope financeiro de quase meio milhão de euros, em apenas um ano. A autarquia ajudou na comparticipação do valor de novos projectos que “podem significar a criação de mais de 200 novos empregos, num investimento de perto de 20 milhões de euros, com a aprovação de todas as candidaturas efectuadas ao PRR”. Sim, se as candidaturas que foram apresentadas pelas instituições do concelho tiverem luz verde da parte do Governo, o concelho da Guarda dará um salto qualitativo no sector social, não só com novos equipamentos mas também com a criação de novos empregos. Ficamos à espera do resultado dos concursos.
A importância do Interior, nomeadamente do distrito da Guarda, também foi referência na apresentação do livro de Álvaro Amaro. Conhecedor que é da Guarda, escolheu o Museu, um dos locais mais emblemáticos e nobres da cidade, para juntar largas dezenas de pessoas em torno de um tema que é transversal a toda a região.
O Interior tem de ser apresentado com todo o potencial que o caracteriza e distingue por isso não deve ter medo de se mostrar.

Notícias Relacionadas