Dia Mundial da Língua Portuguesa

O dia 5 de Maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A data foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica – para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Dez anos mais tarde, em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.
Na Guarda, a data é assinalada com uma conferência dedicada Francisco de Pina, o padre jesuíta, natural da cidade mais alta que viajou até à Cochinchina (actual Vietname), onde terá desenvolvido a sua actividade até à morte, em 1625, na cidade vietnamita de Da Nang.
O colaborador do Jornal A Guarda e um dos oradores da conferência desta sexta-feira, no Museu da Guarda, o Professor António Salvado Morgado, é um dos grandes estudiosos da vida do religioso que entrou para a Companhia de Jesus aos 19 anos e desenvolveu os seus estudos em Letras e Teologia, no Colégio Jesuíta de Macau. Sobre este ainda ilustre desconhecido na Guarda, Salvado Morgado escreveu que “quando terminou os estudos, Francisco de Pina mudou-se para a missão de Hoi Na, onde, no contacto com os falantes nativos, se apaixona pela língua vietnamita. Decide realizar uma tarefa de todo exigente e pioneira: romanizar a língua escrita do Vietname, que até então era apresentada sob o antigo registo baseado em ideogramas de feição chinesa. Francisco de Pina terá sido o iniciador do processo, no que viria a concretizar-se no Quoc Ngu ou ‘Língua Nacional’ e no desenvolvimento e adopção oficial de um registo romanizado e distinto do chinês’.
Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram, anualmente, o multilinguismo e a diversidade cultural, e são uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas.

Notícias Relacionadas