O Dia Mundial das Missões é celebrado, todos os anos, no penúltimo domingo do mês de Outubro.
A data foi instituída pelo Papa Pio XI, em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos.
Esta celebração tem como principal objectivo incentivar, nas Igrejas locais, a cooperação missionária. Hoje, mais do que nunca, são apenas alguns os missionários e missionárias que partem para terras de missão. No entanto, e tal como lembra a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões deste ano, a comunidade tem o dever de participar activamente na missão universal.
O Papa pediu a toda a Igreja que vivesse um tempo extraordinário de missão no mês de Outubro de 2019, para comemorar o centenário da promulgação da Carta apostólica Maximum illud, do Papa Bento XV, publicada em 30 de Novembro de 1919.
“A clarividência profética da sua proposta apostólica confirmou-me como é importante, ainda hoje, renovar o compromisso missionário da Igreja, potenciar evangelicamente a sua missão de anunciar e levar ao mundo a salvação de Jesus Cristo, morto e ressuscitado”, escreve o Papa Francisco no início da mensagem.
“Baptizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” foi o tema escolhido para a Mensagem do Dia das Missões. Explica que “a celebração deste mês ajudar-nos-á, em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Baptismo”.
Para responder ao apelo missionário do Papa Francisco, a Conferência Episcopal Portuguesa aprovou a celebração de um Ano Missionário, que começou em Outubro de 2018 e termina no dia 20 Outubro de 2019, em pleno Mês Missionário Extraordinário.
Na Nota Pastoral ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, a Conferência Episcopal Portuguesa defende a necessidade de passar de uma “pastoral de mera conservação” para “uma pastoral decididamente missionária”, reforçando o apelo à criação de Centros Missionários Diocesanos e Grupos Missionários Paroquiais.
Neste ponto o Secretariado Diocesano das Missões tem apresentado alguns desafios aos párocos e paróquias da Diocese da Guarda. Os frutos podem ainda não ser muitos mas os que vão aparecendo são de qualidade.
Para assinalar o mês e o Dia das Missões, na Diocese da Guarda, no dia 19 de Outubro, na Sé da Guarda, haverá uma Vigília Missionária, para a qual todos estamos convocados. A nível nacional, o dia 20 de Outubro, é de peregrinação nacional das Missões ao Santuário de Fátima.