As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Congresso Eucarístico Nacional

A cidade de Braga acolhe, por estes dias, de 31 de Maio a 2 de Junho, o 5º Congresso Eucarístico Nacional que tem como tema «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão”. Este grande encontro eclesial pretende que nos voltemos para o essencial, para a fonte e o vértice da ação da Igreja, que é a Eucaristia. Juntos, vamos consolidar a arte de bem celebrar, o silêncio, a escuta, o canto, a adoração e o maravilhamento da Eucaristia na sua nobre simplicidade e beleza.

A sede principal do Congresso é o Altice Forum Braga, mas com atividades na Sé de Braga, no Sameiro e na Avenida Central. O último dia será marcado pela grande peregrinação e pela celebração da Eucaristia, no Sameiro, onde são esperados milhares de fiéis.

No congresso serão lembrados alguns dos participantes no 1.º Congresso Eucarístico Nacional, que também decorreu em Braga, que têm processos de canonização em curso. Entre eles está o antigo bispo auxiliar da Guarda, D. João de Oliveira Matos, que será evocado por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro.

Ler também:  Um povo com futuro

O Papa Francisco nomeou o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, como Enviado Especial do Santo Padre ao 5º Congresso Eucarístico Nacional.

O Papa também enviou uma mensagem para o 5º Congresso Eucarístico Nacional desejando que seja um “passo em frente na vida da Igreja”.

“Quero cumprimentá-los e animá-los a unir forças, para que este Congresso Eucarístico seja uma continuidade da vida da Igreja e, ao mesmo tempo, um passo em frente na vida da Igreja, de todo Portugal, de cada diocese, de cada paróquia, de cada comunidade”, refere Francisco, num vídeo divulgado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Estão inscritas no Congresso 1380 pessoas, com representação de todas as dioceses de Portugal.

O Congresso conta ainda, com a presença de 4 cardeais e 30 bispos, esperando-se que a Eucaristia de encerramento no Santuário do Sameiro seja participada por “um elevado número de pessoas”.

Notícias Relacionadas