As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

A Guarda cidade e jornal

A Guarda vai assinalar o 825 aniversário da sua fundação, no dia 27 de Novembro, data em que D. Sancho I, segundo Rei de Portugal, concedeu Foral à Cidade, no ano de 1199. Sempre cidade e sede episcopal, a Guarda ganhou lugar de destaque na defesa estratégica da fronteira de um reino que soube enfrentar as incursões de outros povos e de outras culturas.

As lutas e as guerras de outros tempos dão agora lugar à cooperação transfronteiriça.  Neste tempo que é o nosso, são frequentes os acordos e protocolos de cooperação entre Portugal e Espanha. Na Guarda, o Centro de Estudos Ibéricos, que nasceu da ideia do ensaísta Eduardo Lourenço, na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda, em 1999, aparece como uma plataforma de saber estratégica no diálogo entre diferentes espaços ibéricos. Novos ventos e bons casamentos entre povos que, no passado, viveram de costas voltadas.

A cidade mais alta também já foi palco de uma Cimeira Luso Espanhola, em Outubro de 2020. A iniciativa reuniu os governos português e espanhol para discutir e aprovar a cooperação transfronteiriça e uma estratégia conjunta de recuperação dos povos da linha de Fronteira. O desenvolvimento passa cada vez mais pela capacidade de cooperação e entendimento, de maneira a superar desafios e dificuldades comuns.

Ler também:  Semana dos Seminários

A Guarda celebra o 825º aniversário “com iniciativas desportivas, lúdicas e culturais numa evocação da identidade e da memória colectiva”.

Nesta evocação da identidade e da memória colectiva, o Jornal A GUARDA também ocupa um lugar de referência ao longo dos últimos 120 anos. Pelas páginas deste semanário continuam a passar pessoas, factos e acontecimentos marcantes não só da cidade, mas de toda a região.

O jornal A GUARDA é património da cidade, da diocese, da região e da cultura portuguesa. Os 120 anos de publicação vão ser reconhecidos pelo Município da Guarda, no dia 27 de Novembro, com a atribuição da ‘Medalha de Honra do Município Grau Prata’ e com o descerramento de uma placa comemorativa no edifício da Casa Veritas, local da sede deste semanário.

Somos continuadores de um legado de décadas. Em nome de todos os que fizeram e fazem este Semanário, a nossa gratidão pelo reconhecimento do trabalho em prol da Guarda, da região e da cooperação entre povos. A história da Guarda cidade também se escreve com os 120 anos do A GUARDA jornal.

Ler também:  Semana dos Seminários

Notícias Relacionadas