Estamos na Semana Santa, também conhecida como Semana Maior,
altura do ano em que os cristãos celebram o Mistério Pascal de Cristo, com a Sua Morte e a Sua Ressurreição. Para trás ficam cinco semanas em que o povo, na sua sabedoria milenar, sempre procurou viver de uma forma mais recatada e simples.
O canto dos Martírios e da Encomendação das Almas, pela calada da noite, lembrava aos vivos a obrigação de recordar os mortos. Com o passar do tempo e a mudança de hábitos, muitas dessas tradições foram caindo no esquecimento e, em muitos lugares, praticamente desapareceram.
No concelho da Guarda, graças à persistência de algumas pessoas, em meia dúzia de aldeias, estas tradições ainda vão resistindo. Este ano, com a colaboração da Câmara Municipal da Guarda foi possível voltar a viver a Encomendação das Almas nos lugares que este canto ainda está vivo na memória das populações. Aos grupos locais da Sequeira, Faia, Marmeleiro, Famalicão, Maçainhas, Quinta de Gonçalo Martins e Castanheira, juntou-se um espectáculo com Cantos da Quaresma, por César Prata e Sara Vidal. Cada aldeia viveu a sua tradição de forma única e genuína com a possibilidade de se enriquecer com o canto de outros lugares. A iniciativa terminou em Vila Fernando, com um Encontro de Encomendação das Almas. Desta feita também participou o Grupo de cantares “A Mensagem” de São Miguel da Guarda.
A iniciativa foi um bom exemplo da necessidade de não deixar morrer o que diferencia os povos, o que os torna únicos. A necessidade de manter vivo este património imaterial é um grande desafio para os próximos tempos.
Vamos agora a caminho da Páscoa, solenidade com oitava, também conhecida como Festa das Flores, uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o Filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da Primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Depois do canto melancólico da Quaresma, agora é tempo das Alvíssaras.