Renault Master foi renovada com ofertas multi energias

Mais de dez anos depois, a Renault Master foi renovada de fio a pavio com oferta de motorizações multi energias.

Desse modo, o novo modelo comercial da casa francesa oferece motorizações diesel, hidrogénio e 100% elétrica. A remodelação passou, também, pelo estilo com detalhes que reforçam a aerodinâmica e melhoram autonomia e funcionamento. De facto, a Renault Master é um veículo totalmente novo, desenhado a partir de uma folha em branco. Pela primeira vez em 13 anos!
As mudanças no exterior mostram uma frente que bebe inspiração no Megane, com os faróis em C. De maneira idêntica, há um novo símbolo da Renault, aposto numa grelha maior e mais estilizada. O para choques e a entrada de ar inferior também são novas.
Por outro lado, o capô foi encurtado, o ângulo do para brisas e uma traseira curta, fazem parte da nova linguagem de estilo do Master. Desse modo, o modelo fica mais aerodinâmico o que resulta no furgão mais eficiente do segmento. Diz a Renault que o Master tem emissões 39g/km inferiores ao anterior modelo, estando, claramente, abaixo das 200 g/km de CO2. Do mesmo modo, as versões elétricas oferecem 20% de melhoria no consumo, oferecendo uma maior autonomia.
O Master dCi usa o bloco turbodiesel com quatro potências: 105, 130, 150 e 170 CV, todos com caixa manual ou automática de 9 velocidades. Já o Master EV tem um motor que pode ter 130 ou 143 CV com 300 Nm de binário. Com uma bateria de 40 kWh, oferece 180 km de autonomia. Com a bateria de 87 kWh, esse valor sobe para os 410 km. Com efeito, isso é mais do dobro do que oferecia o anterior modelo. Por outro lado, a bateria maior é compatível com carregadores de 130 kW, conseguindo 229 km de autonomia em 30 minutos. Pode fornecer corrente à rede (V2G) e carregar outros dispositivos (V2L).
Finalmente, o modelo a hidrogénio com célula de combustível estará disponível num futuro próximo, não tendo a Renault revelado especificações.
Com toda a certeza, o interior foi preocupação da Renault e, por isso, o Master surge com um habitáculo totalmente renovado. Um tabliê curvo inclui um ecrã de 10 polegadas com o sistema OpenR Link com Google incorporado. O painel de instrumentos pode ser digital e há botões físicos para a climatização e outras funções. O volante é igual aos Renault de passageiros. Por outro lado, o Renault Master tem mais de 20 funções incluídas no sistema ADAS, portas USB, carregamento sem fios e um banco central que se transforma em mesa, torna o habitáculo do Master num escritório sobre rodas.
Com o propósito de satisfazer todas as necessidades dos utilizadores, o Renault Master tem mais de 40 versões. Tudo a partir de diferentes comprimentos, alturas e capacidade de carga. Esta oscila entre os 11 e os 22 m3 e um máximo de peso bruto de 4 toneladas. O Renault Master chega ao mercado na primavera de 2024.

Notícias Relacionadas