Projecto de Agroturismo “Villa Lamegal” pronto para receber turistas

Pinhel | Centro Social Cultural Recreativo do Lamegal

A casa do Alfaiate, a casa do Agricultor, a casa do Carpinteiro e a casa do Moleiro, são as quatro casas que integram o “Villa Lamegal”, um projecto de agroturismo do Centro Social Cultural Recreativo do Lamegal, no concelho de Pinhel. A inauguração aconteceu no dia 15 de Agosto que é também o dia do Centro Social Cultural Recreativo do Lamegal.
O “Villa Lamegal” é composto por 4 casas (1 T2 e 3 T1), todas com cozinhas independentes. O projecto integra na casa maior dois T1 (uma sala mais um quarto) e um T2 (uma sala e dois quartos), todos com entradas independentes. Só há um espaço comum de recepção e lavagem de roupa. A casa mais pequena tem um quarto de casal e uma kitchenette, wc e uma vista privilegiada sobre a Ribeira.
A casa maior tem um lagar em granito que vai ser preservado e adaptado à piscina.
O Presidente da Direcção, Ricardo Capelo, explicou ao Jornal A GUARDA, que a inauguração do “Villa Lamegal” é a “concretização de um sonho, que consiste em recuperar o património vernacular do Lamegal, diversificar o financiamento da IPSS, apostando no turismo de natureza, em que os turistas podem experienciar todas as tarefas ligadas ao projecto agrícola do Centro Social Cultural Recreativo do Lamegal, amendoal/marmeleiros. E acrescentou: “É um projecto turístico singular que a partir de agora todas as pessoas interessadas podem usufruir, bastando para tal contactar o Centro Social Cultural Recreativo do Lamegal”.
A direcção desta Associação do concelho de Pinhel depois de ver aprovada a candidatura ‘PDR2020-10213 Medida: Diversificação de actividades na exploração- Turismo Rural’ decidiu avançar com as obras de requalificação de vários edifícios antigos em granito no centro da aldeia.
O Projecto de Agroturismo “Villa Lamegal” implicou um investimento de 159.590,72 euros, financiado em 50% por fundos comunitários PDR2020, ao abrigo da medida de apoio à diversificação da actividade económica.
O Lamegal é uma freguesia com uma história particularmente rica, foi vila e sede de concelho até 1836, dispõe de gente hospitaleira, tradições arcaicas, paisagens deslumbrantes, produtos endógenos de excelência, infra-estruturas de altíssima qualidade, onde faltava alojamento para as pessoas que por ali passam poderem descansar e retemperar as suas forças e conhecerem a identidade e a genuinidade das suas gentes e produtos.
A recuperação das antigas casas para Agroturismo vai servir “para que todos os que nos queiram visitar possam retemperar as suas forças com a tranquilidade e o bem receber típico da família Centro Social Cultural Recreativo do Lamegal”.
As casas que integram este projecto foram adquiridas há vários anos, a mais pequena por 500 euros e a maior 5000 euros. Como estavam muito degradadas a direcção do Centro Social Cultural Recreativo do Lamegal decidiu avançar com um projecto de recuperação que candidatou ‘PDR2020-10213 Medida: Diversificação de actividades na exploração-Turismo Rural’.

Notícias Relacionadas