‘Prado Natur’ venceu Porco D’Ouro na categoria ‘Raças Autóctones – Raça Bísara’

Empresa tem sede na Guarda

A empresa ‘Prado Natur’ com sede na Guarda e exploração na freguesia de Lageosa do Mondego, concelho de Celorico da Beira, foi galardoada com o prémio Raças Autóctones-Raça Bísara, na VI Gala Porco d’Ouro que se realizou no dia 23 de Junho, em Santarém. Trata-se de um galardão atribuído pela FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores.
A ‘Prado Natur Lda’ nasceu de um percurso da produção de Porco Bísaro com cerca de 20 anos, apesar da produção de suínos existir na família desde os anos 60 e 70, do século passado, em que a comercialização do porco era feita em feiras tradicionais já aí existindo ligação á Raça Bísara.
Sabrina Mónica, responsável pela empresa, explicou que “a vontade de trabalhar com esta raça começou com a paixão desenvolvida pela mesma aquando da avaliação em lactação do desenvolvimento de leitões em estágio curricular na UTAD e na percepção da excelente adaptação desta raça à caracterização da exploração pecuária da Prado Natur”.
A exploração encontra-se vocacionada para dois objectivos de produção, o mais significativo representa a venda de Leitão Bísaro para restaurantes específicos no consumo da zona Norte. Os leitões são comercializados entre as 3 e 4 semanas de idade.
A exploração também está direccionada para a selecção de leitoas de recria, com a venda de reprodutoras a explorações de suínos da Raça Bísara, contribuindo assim, para a valorização e melhoria dos parâmetros reprodutivos e morfológicos da Raça.
Sabrina Mónica explica que “na afirmação da qualidade dos nossos leitões e futuras reprodutoras, pelos nossos clientes, existe sempre a crescente ambição e obrigação na sua qualidade”.
A exploração ainda contribui para o mercado dos produtos com origem na carne de excelência de Porco Bísaro.
“A capacidade de adaptação ao meio, a prolificidade, o número de leitões desmamados e a excelente qualidade do leitão produzido desta Raça, levam a nossa empresa a ambicionar crescer e em constante desenvolvimento”, considera Sabrina Mónica.
Sendo a exploração ainda recente, quer optimizar a produção crescendo de forma sustentada, aumentando o seu volume de negócios com uma maior rentabilização.
A Raça Bísara é património genético nacional com uma grande capacidade de evoluir na produção, na qualidade dos seus produtos, e no preenchimento de territórios rurais.
A ‘Prado Natur’ apresenta-se como defensora do “desenvolvimento e promoção das Raças Autóctones”.

Notícias Relacionadas