Novo Volvo EX90 pronto para LiDAR com o futuro

Nas renovadas instalações da marca sueca, em Lisboa, fomos recebidos por Susanne Hägglund, Managing Director da Volvo Portugal e Aira de Mello,Consumer Experience Diretor.

O tema de conversa seriam as novidades de segurança que a marca vai introduzir com o novo Volvo EX90.
“Desde 1927 que a segurança faz parte do ADN da Volvo”, avançou Susanne durante as boas-vindas. Mas “o foco tem sido na segurança à volta do carro” e, hoje, “focamo-nos também no que se passa no interior do automóvel”, concluiu.
Tivemos a oportunidade de assistir, em direto, à apresentação “Ligados à Vida” de Jim Rowan, o novo CEO da Volvo mundial, que levantou um pouco do véu das novidades. Assim, hoje, o foco eram as inovações de segurança e as novas tecnologias que a Volvo vai introduzir em breve na sua gama automóvel. Mas, claro, a grande curiosidade é o novo Volvo EX90. Um novo SUV 100% elétrico, no seguimento do XC40 e C40, que estamos a testar a fundo no nosso Ano Elétrico, e o primeiro a assentar na nova plataforma de automóveis elétricos da Volvo e que só será revelado a 9 de novembro.
Não será uma afirmação feita de animo leve pela marca. Assim, com quase 100 anos de dedicação ao tema da segurança, a Volvo promete dar agora mais um passo de gigante para o seu grande objetivo “zero mortes a bordo de um Volvo”.
O novo Volvo EX90 irá contar com um sistema de segurança composto por 8 câmaras, 16 sensores ultrassónicos e um sensor (radar) LiDAR. Dessa forma, será uma combinação criada para ser capaz de responder sempre que o condutor se atrase um milésimo de segundo que seja.
O LiDAR – Light Detection and Ranging, é um método de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade. É capaz de detetar não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, centenas de metros à frente, dando tempo para informar, atuar e evitar.
O sistema é ainda capaz de detetar, por exemplo, peões até 250 metros de distância e algo tão pequeno e tão escuro como um pneu numa estrada 120 metros à frente mesmo em velocidades de autoestrada. Assim, a Volvo acredita que a combinação destas tecnologias é o primeiro passo da marca para a condução autónoma, tendo já previstos vários testes piloto com os novos modelos.
Os “olhos” do LiDAR, sobretudo em situações de pouca luminosidade, são capazes de superar o olho humano e reagir mais rapidamente. No entanto, há ainda algumas preocupações com esta tecnologia, sobretudo em condições atmosféricas mais adversas, como chuva, granizo ou neve.
Assim, a Volvo apresentou o novo Driver Understanding System (DUS), que fará a sua estreia no novo EX90, onde também será equipamento de série. O sistema utiliza duas câmaras capazes de detetar sinais precoces de alterações no condutor, através da observação dos seus padrões do olhar. Assim, e permitindo variações naturais, o sistema será capaz de compreender quando o foco do condutor não está 100% na condução e agir de acordo. Dessa forma, usando esta nova tecnologia patenteada da Volvo para deteção em tempo real de padrões de visão e comportamento da direção, o novo EX90 será capaz de atuar consoante a gravidade da situação, começando com simples sinais de aviso, cada vez mais fortes caso o condutor não reaja, até tomar o controle da direção do carro ou, em casos extremos, parar o carro em segurança na berma da estrada ligando as luzes de perigo alertando os restantes condutores.
Este novo sistema conta ainda com vários sensores de deteção de vida a bordo. Assim, esta tecnologia é capaz de detetar a presença de vida a bordo, pessoas ou animais, lendo sinais tão óbvios como o peso (acima de 2Kg) e sinais tão ténues como “a respiração de um bebé”.
Dessa forma, através deste sistema, o condutor é sempre alertado no seu telemóvel da presença de vida a bordo ao trancar a viatura. E, no caso da temperatura interior do carro subir significativamente, o condutor recebe um novo alerta e o carro inicia automaticamente o Ar Condicionado, mantendo a temperatura no interior até se acabar a bateria.
A nova bandeira da frota da gama sueca, o Volvo EX90, será revelado dia 9 de novembro deste ano. Dessa forma, a marca já prometeu partilhar e aprofundar as informações disponíveis sobre esta “nova era de segurança” da Volvo Cars.

Notícias Relacionadas