O Volvo EX30 aproxima a marca sueca do futuro e depois de subir o pano, já pudemos ver, e entrar, no novo modelo.
O SUV mais pequeno de sempre da casa sueca impressiona pelas suas linhas fortes e pela simplicidade a bordo. Só para ilustrar, os faróis dianteiros herdados do EX90 e a volumetria pequena escondem um interior… generoso.
As primeiras entregas estão previstas para janeiro/fevereiro do próximo ano, para os clientes que o encomendaram em junho deste ano. O preço base começa nos cerca de 38 mil euros, mas está disponível em várias versões um pouco mais equipadas, potentes e, claro, com valores superiores. Por exemplo, a versão em exposição custava 53.619
Com mais de 400 CV de potência, promete sensações de condução inéditas na marca sueca. Por outro lado, as autonomias vão desde os 344km no single motor até aos 480km no single motor Long Range. Por outro lado, ambos os modelos estão disponíveis com capacidade de carregamento até 153 kW. Por consequência, a bateria pode ser carregada entre 10 e 80% em pouco mais de 25 minutos. Com o intuito de perceber se a frase “um pequeno grande carro” era mesmo verdade, tivemos o primeiro contacto a bordo do Volvo EX30 nesta apresentação. E a verdade é que cumpre a promessa da marca – pequeno, mas em grande. A simplicidade do interior permite criar uma sensação de espaço muito generosa tendo em conta a curta dimensão do veículo.
A tecnologia e o tamanho do sistema de info entretenimento destaca-se no interior e domina os lugares da frente. Atrás, o espaço parece ser o suficiente para que o carro seja deveras funcional.