Ensaios com Unidade de Tração Eléctrica no troço Celorico da Beira – Guarda
A reabertura da circulação ferroviária na Linha da Beira Alta deverá acontecer no primeiro semestre de 2024. Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal refere que “está a trabalhar empenhadamente no sentido de conseguir terminar todas as actividades necessárias à reabertura da circulação ferroviária no primeiro semestre de 2024”.
No âmbito dos trabalhos de modernização da Linha da Beira Alta, nos últimos dias foram realizados ensaios de via-férrea e das instalações fixas de tração eléctrica do troço Celorico da Beira – Guarda.
A Infraestruturas de Portugal explica que “com a conclusão destes ensaios dar-se-á agora início a uma nova fase dos trabalhos, que se prolongará até estarem reunidas todas as condições para a entrada em exploração comercial do referido troço.
Recorde-se que o prazo anunciado para a reabertura da linha já foi adiado várias vezes. A conclusão das obras de modernização Linha da Beira Alta, entre Pampilhosa e Vilar Formoso (202 quilómetros) não aconteceu na data anunciada, ou seja no dia 12 de Novembro de 2023.
A linha da Beira Alta está em obras desde 2019. Em Abril de 2022 a IP encerrou o troço entre Pampilhosa e Guarda para poder levar a cabo as obras sem circulação de comboios. Esta interdição devia ter durado apenas nove meses, possibilitando a reabertura da linha em Janeiro de 2023. Em Outubro de 2022 a IP adiou a reabertura para Julho de 2023, com base nos efeitos da pandemia e da guerra, data que voltaria a ser adiada para 12 de Novembro e que também acabou por não ser cumprida. A Infraestruras de Portugal vem agora dizer que a reabertura acontecerá durante o primeiro semestre de 2024”.
As obras de modernização e de aumento de capacidade da Linha da Beira Alta representam um investimento de cerca de 600 milhões de euros, integrado no programa Ferrovia 2020.