As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Visita ‘ad Limina’ ao Papa e às instituições da Santa Sé

Última visita aconteceu em Novembro de 2007

Os bispos portugueses estão em visita ‘ad Limina’, ao Papa e às instituições da Santa Sé, na qual apresentam um retracto da vida das dioceses e do país.
O programa oficial da viagem de oito dias a Roma iniciou-se esta segunda-feira, com uma Missa junto do túmulo de São Pedro, na Basílica de São Pedro.
Seguiu-se a primeira audiência com o Papa, em que recebeu os bispos das províncias eclesiásticas de Lisboa e Évora, juntamente com os responsáveis do Ordinariato Castrense (Forças Armadas e de Segurança) e depois o encontro com os bispos da Província Eclesiástica de Braga. A manhã do primeiro dia terminou com a audiência do Papa a todo o grupo, durante o qual apresentou um discurso, considerado orientador para o futuro da vida da Igreja Católica em Portugal.
Além do encontro de segunda-feira, os bispos estiveram junto do Papa Francisco na audiência pública de quarta-feira.
Do programa da visita faz parte a celebração da Missa nas quatro basílicas papais (São Pedro, São Paulo fora de muros, São João de Latrão e Santa Maria Maior), bem como na igreja de Santo António dos Portugueses.
A visita ‘ad Limina’ inclui uma série de encontros com os responsáveis das diversas instituições da Santa Sé (Congregações e Conselhos Pontifícios) e uma visita à sede da Cáritas Internacional.
Dos 43 bispos em Portugal (20 residenciais, 1 administrador apostólico, 1 coadjutor, 7 auxiliares e 14 eméritos), 37 marcam presença no Vaticano. D. José Ornelas Carvalho, bispo nomeado de Setúbal (vai ser ordenado e tomar posse a 25 de Outubro) também participa na visita.
A última visita ‘ad sacra Limina Apostolorum’ aconteceu em Novembro de 2007, no pontificado de Bento XVI.
Esta iniciativa é realizada pelos bispos do mundo inteiro, com o objectivo de reforçar as “suas responsabilidades” em comunhão com o Papa. A sua denominação faz referência à visita aos túmulos (em latim ‘limina’) dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma.
A viagem dos bispos é precedida pelo envio de um relatório sobre a vida e a acção de cada diocese e das várias comissões da Conferência Episcopal.

Ler também:  Diocese da Guarda - Faleceu o Diácono Manuel Joaquim Lopes Castela

Notícias Relacionadas