As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Vamos começar um novo ano litúrgico

Palavra do Pastor

Iniciamos, no próximo domingo, dia 1 de Dezembro, um novo ano litúrgico com o tempo do Advento e a preparação do Natal. O Evangelho de S. Mateus vai ser aquele constitui a sua referência, dentro do ciclo A, o primeiro dos três ciclos previstos para se sucederem ano após ano.
O Advento é tempo que remete para a atitude de quem espera a vinda do Salvador e procura ajustar a sua vida pessoal e mesmo comunitária a essa mesma vinda.
Por isso, é também tempo de vigilância, para cada um avaliar os seus próprios comportamentos e os comportamentos sociais e ver em que medida se ajustam ou não ao bem das pessoas e ao progresso ascendente da história.
Quando falamos em vinda do Salvador pensamos no Natal, que celebra o acontecimento histórico do nascimento de Jesus Cristo, mas as leituras bíblicas que vamos escutar nos próximos dias e semanas remetem-nos também para a última vinda de Cristo, no fim dos tempos, chamada Parusia, com a história a chegar ao seu termo. Por sua vez, a sabedoria milenária da Igreja diz-nos que temos de cuidar as constantes vindas de Deus e de Jesus Cristo à nossa vida pessoal e comunitária.
Vamos, assim, viver o primeiro tempo forte deste ano pastoral 2019-20, em que as nossas preocupações pastorais estarão voltadas principalmente para o acompanhamento dos jovens e para o cuidado das famílias. Todos somos convidados a dar a devida atenção às propostas que nos irão sendo feitas, nomeadamente às dinâmicas de Advento que têm vindo a ser preparadas e que em muito podem ajudar a dinamizar e orientar a vida das nossas comunidades.
E, ao mesmo tempo, possamos nós contribuir para que o mês do Natal seja o mais possível preparatório da celebração do grande acontecimento que mudou a história do mundo, o nascimento de Jesus.

Ler também:  Diocese da Guarda - Faleceu o Diácono Manuel Joaquim Lopes Castela

+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda

Notícias Relacionadas