Antigo pároco destacou-se pela construção da nova igreja
No dia 18 de Setembro, a comunidade paroquial de Seia promoveu uma festa de despedida ao Padre Joaquim Teixeira. A Missa de Acção de Graças foi presidida pelo Bispo da Diocese, D. Manuel Felício.
A homenagem começou com a celebração da Eucaristia. Logo no início, foi lida uma carta de congratulação, chegada da Nunciatura Apostólica, pelos 66 anos de vida sacerdotal e pelos quase 24 anos como pároco de Seia do homenageado.
À homilia, o Bispo da Diocese destacou a obra realizada pelo padre Joaquim Teixeira como Pároco de Seia, nomeadamente a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde decorreu a celebração Eucarística e capela mortuária anexa. Referiu também a obra por ele realizada como Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Seia, durante dois mandatos, deixando o seu nome ligado à construção do lar de idosos sediado na Folhadosa do Salvador.
No final da Eucaristia teve lugar a bênção e inauguração de um espaço de biblioteca com o espólio oferecido pelo padre Joaquim Teixeira.
O Padre Joaquim Teixeira completou a sua missão de padre com responsabilidades pastorais em Seia, após ter sido pároco da cidade durante 23 anos. Em 66 anos de ordenação foram muitos os caminhos que percorreu para cumprir com um apostolado virado para a Pregação da Palavra de Deus, que sempre assumiu com muita paixão. Foi pároco da Cogula durante 42 anos, dirigiu e leccionou no Colégio de Trancoso como professor e educador, outra actividade da sua predilecção. Foi ainda como padre e homem de cultura, que dirigiu vários grupos corais e teatros dando corpo ao seu gosto pela divina arte: a música, uma paixão herdada de casa do pai, que fora maestro da banda da Castanheira.
Na paróquia de Seia assumiu um papel importante na divulgação da Fé com o seu trabalho junto dos diversos movimentos da Igreja. Chegou a ter 600 crianças a frequentar a catequese, reconhecendo o lugar central e importância que esta assume na obra da Igreja. Foi sempre com muito rigor e zelo que o padre Joaquim Teixeira exerceu as suas funções e o seu apostolado na Cidade, incansável e disponível ao longo de todos estes anos.
Como pároco, o Padre Joaquim Teixeira assumiu a Presidência da Direcção do Centro Paroquial de Seia, dedicando-se ao desenvolvimento da Instituição em termos espirituais e materiais, com a construção da creche, as diversas obras de requalificação do Edifício Central.
Exerceu ainda o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Seia, cumprindo dois mandatos, durante os quais se iniciaram as obras da construção do Lar de Idosos da Folgosa e foram levadas a cabo as obras de requalificação da Igreja da Misericórdia.
No ano de 2000, na Igreja Matriz de Seia, durante largos meses, foram realizadas obras de requalificação do Templo sob a direcção do Padre Joaquim Teixeira, dando um novo brilho e conforto à Igreja Matriz. Ao longo destes anos, conduziu obras nas capelas de São Pedro e São João, bem como nas capelas das cinco anexas da Paróquia.
Retomando um projecto idealizado e iniciado no tempo do Reitor Quelhas Bigotte promoveu a construção de uma igreja nova em Seia. A Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário contempla 660 lugares sentados, uma capela diária e uma ampla zona de serviços. Esta construção, que custou mais de um milhão de euros, foi completada posteriormente com a construção da Capela Mortuária.
A Construção da Igreja Nossa Senhora do Rosário foi para o Reitor Joaquim Teixeira como “uma referência na minha vida. É possível que seja o terminar da minha vida paroquial. Fico muito satisfeito se conseguir levá-la a bom fim, para Glória de Deus e para bem espiritual das pessoas” como em tempos chegou a confidenciar ao Jornal A GUARDA.
No momento da despedida, os membros da Fábrica da Igreja Paroquial de Seia, agradecem a Deus, serem “testemunhas da dedicação e exemplo do nosso Pastor, o Padre Joaquim Teixeira”.
Recorde-se que nas nomeações publicadas no final de Julho, D. Manuel Felício dispensou de responsabilidades pastorais específicas, o padre Joaquim Teixeira, tendo nomeado, como novo pároco de Seia, o padre Joaquim Cardoso Pinheiro.