Ricardo Bernardes

Sou o Ricardo Bernardes, seminarista do 5° ano da Diocese da Guarda

. Vivo no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga. Tenho 30 anos, nasci em Minas Gerais – Brasil. A minha terra adotiva em Portugal é a Vila de Manteigas, no coração da Serra da Estrela.
Cheguei em 2019, por intermédio do Sr. Bispo Dom Diamantino Prata de Carvalho, filho de Manteigas e que foi Bispo da Diocese da Campanha, minha diocese de origem, em Minas Gerais. Gosto de ler, ouvir música e caminhar. No percurso académico, neste momento, estou a trabalhar na redação da tese final, que terá como tema dentro da área da Cristologia, o tópico da Encarnação.
Neste caminho tão desafiante e ao mesmo tempo tão encantador, que é o chamamento de Jesus, renovo a cada dia o desejo e a boa disposição em estar a serviço da Igreja e da missão!

Um lugar: Manteigas – Serra da Estrela
Um lema: “Mestre, eu te seguirei por onde quer que vás.” (Mt 8,19)
Uma música: “Amanhã” de Caetano Veloso.

Um livro: “Etty Hillesum – Um itinerário espiritual”, Paul Lebeau
“Etty Hillesum – Um itinerário espiritual” revela a intensa transformação espiritual da protagonista, que faria dela um caso raro de serenidade e coragem no caos que, em breve, se abateria sobre a comunidade judaica da Holanda, exposta à desumanidade da ocupação nazi e da sua “solução final” para o “problema judeu”.
A obra organizada pelo padre jesuíta Paul Lebeau oferece abundantes e longas citações do seu “Diário” e das suas “Cartas”, organizadas tematicamente e brevemente comentadas.
“Ao redigir estas páginas, pensei muitas vezes nesses jovens adultos que me foi dado encontrar, sobretudo no meio europeu de Bruxelas, e que são, simultaneamente, ciosos da sua liberdade e ávidos de um sentido – quer se trate da sua vida profissional ou da história colectiva da qual são parte activa. É a eles, em primeiro lugar, que estas páginas se dirigem”, assinalou o religioso na introdução.

Notícias Relacionadas