Guarda – Tríduo Pascal
19.00 horas – Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés. Ofertas para os pobres. Procissão com o Santíssimo Sacramento (no interior da Sé).
Sexta-Feira Santa 3 de Abril
Celebração da Paixão do Senhor.
Dia de jejum e abstinência.
9. 30 horas – Ofício de Leitura de Laudes.
17.30 horas – Acção litúrgica: liturgia da Palavra; adoração da Santa Cruz e Sagrada Comunhão. Ofertas para os Lugares Santos. 21.30 horas – Procissão evocativa da morte e sepultura do Senhor e pregação na Igreja da Misericórdia.
Sábado Santo 4 de Abril
A Igreja medita na Paixão e morte do Senhor.
9. 30 horas – Ofício de Leitura de Laudes. 22.00 horas – Vigília Pascal: Liturgia da luz, com bênção do lume novo e do círio pascal. Liturgia da Palavra. Liturgia baptismal, com bênção da água e renovação das promessas do baptismo. Liturgia eucarística. A vigília pascal é a “mãe de todas as vigílias, a mais solene de todas as celebrações”. Nela, os fiéis exultam com a Ressurreição de Cristo. Todos os católicos procurem viver a celebração do Mistério Pascal de Cristo, conduzidos pelo Espírito Santo, no amor de Deus Pai e do próximo.
Nota: Por disposição da Igreja, a adoração da Cruz (Sexta-feira Santa e a renovação das promessas do Baptismo (Vigília Pascal) têm indulgência plenária.