As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Peregrinação diocesana a Fátima

Diocese da Guarda – Nota episcopal

Vamos viver, este ano, a nossa peregrinação diocesana a Fátima nos dias 26 e 27 de Agosto.
Do programa fazem parte, no primeiro dia, uma jornada de reconciliação, das 17 às 19 horas, na Igreja da Santíssima Trindade; a celebração do terço e procissão, com início às 19H15 e, a seguir, uma vigília de oração em que vamos ter muito presente a nossa diocese e o seu programa pastoral para o ano 2015-16. No dia 27, começaremos com a oração da manhã (Laudes), haverá a seguir um tempo para oração pessoal e encerraremos a peregrinação com solene Eucaristia, na Igreja da Santíssima Trindade.
Mais uma vez, queremos confiar à protecção maternal de Nossa Senhora de Fátima o próximo ano pastoral, com o seu programa voltado para a renovação das nossas celebrações litúrgicas e respectivas comunidades, à luz das orientações do Concílio Vaticano II, na Constituição sobre a Sagrada Liturgia – Sacrosantum Concilium. Celebrar com verdade e dignidade é o caminho que nos propomos percorrer ao longo de todo este ano e com os olhos bem fixos na assembleia de representantes de toda a nossa diocese prevista para o ano de 2017.
Por isso, queremos dirigir à Mãe Santíssima um pedido especial, nesta peregrinação diocesana, para que nos ajude a fazer caminhada sinodal, ou seja caminhada em conjunto rumo a esta assembleia de representantes. Pedimos-lhe que a todos nos ajude a crescer no gosto de participar nas várias iniciativas que vão ser tomadas quer a nível da s paróquias e conjuntos de paróquias, quer no âmbito de cada arciprestado, quer em cada uma das nossas quatro zonas pastorais, para que a assembleia seja de verdade ponto de chegada no discernimento das nossas prioridades pastorais e ponto de partida para as levarmos à prática.
Também acontece esta nossa peregrinação anual a Fátima em vésperas de recebermos a imagem peregrina da mesma Senhora de Fátima, que vai permanecer na nossa Diocese desde o dia 27 de setembro até ao dia 11 de outubro. Queremos, por isso, aproveitar esta peregrinação para agradecer antecipadamente a visita que Nossa Senhora nos vai fazer e pedir que ela seja oportunidade bem aproveitada para fortalecermos a nossa Fé, para crescermos no amor à Igreja e lhe confiarmos as nossas preocupações e as daqueles que nos estão mais próximos, a começar pelos nossos familiares. Os tempos de oração e de louvor, de reconciliação e de adoração, de recitação do terço em grupo e de oração pessoal vão ser, em cada lugar por onde ela passa, momentos fortes de vivência e aprofundamento da Fé e promessa renovada para vivermos com a máxima fidelidade a mensagem de Fátima, que nos convida à conversão e à oração cada vez mais intensa.
Como regularmente tem acontecido, contamos com a digna representação das nossas comunidades paroquiais, nesta peregrinação acompanhadas pelos seus párocos para que ela possa exprimir, com a desejada visibilidade, os sentimentos filiais de toda a nossa diocese para com a Virgem de Fátima.
28.7.2015
+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda

Ler também:  Diocese da Guarda - Faleceu o Diácono Manuel Joaquim Lopes Castela

Notícias Relacionadas