Para conhecer as Escrituras

Domingo da Palavra de Deus

O próximo dia 22 de janeiro de 2023 será o 4° Domingo da Palavra de Deus, pois foi instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019. E desta vez, o lema é tirado do Evangelho de João: “Nós vos anunciamos o que vimos” (1 Jo 1,3).
O que está em causa neste Dia é promover o encontro mais profundo com a Palavra de Deus na comunidade, na família, na vida diária.
O Domingo da Palavra de Deus tem o objetivo de destacar a presença do Senhor na vida das pessoas. Ele realmente caminha connosco e está presente através da sua Palavra, como é expresso no logotipo deste Domingo inspirado na história bíblica dos Discípulos de Emaús, a caminho, para repercorrer, com o Senhor, a Escritura, deixando-se ser ensinados e iluminados.
O que se pede às comunidades, neste Dia especial dedicado à Palavra de Deus é que motivem os fiéis para o encontro regular com a Escritura, seja cada um pessoalmente, seja no seio das famílias, seja na própria comunidade.
Relembrar a entrega da Bíblia, por ocasião da Festada Palavra, que regularmente se celebra nas comunidades, como etapa do itinerário da catequese, pode ser boa ajuda. É importante que a Bíblia solenemente entregue não fique perdida nas prateleiras, mas faça parte do programa regular dos encontros em família.
Por suja vez, a prática da “Lectio Divina”, que nunca é demais incentivar, é caminho que temos de saber sempre retomar.
Também o hábito de os nossos grupos que preparam e animam as celebrações regularmente lerem e meditarem os textos bíblicos previstos é sempre de incentivar.
Que este Dia a todos motive para colocarem o encontro com Jesus e a Sua Palavra no centro das nossas preocupações e mesmo das nossas agendas.

17.1.2023
+Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda

Notícias Relacionadas