Papa visita Portugal de 2 a 6 de Agosto e também vai a Fátima

JMJ Lisboa 2023

O Papa vai visitar Portugal de 2 a 6 de Agosto deste ano, para presidir à JMJ Lisboa 2023, deslocando-se ainda ao Santuário de Fátima, anunciou esta segunda-feira, 22 de Maio, o Vaticano.
“Por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude, acolhendo o convite das autoridades civis e eclesiais de Portugal, Sua Santidade Papa Francisco deslocar-se-á a Lisboa de 2 a 6 de Agosto deste ano, realizando no dia 5 uma visita ao Santuário de Fátima”, explica o director da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em declaração enviada aos jornalistas.
A Fundação JMJ Lisboa 2023 refere que “recebeu com muita alegria a notícia da oficialização, pela Santa Sé, da visita do Papa Francisco a Portugal”.
A chegada a Lisboa está prevista para o dia 2 de Agosto e o seu regresso a Roma ocorrerá a dia 6 de Agosto.
A organização da JMJ Lisboa 2023 sublinha que “a visita de cinco dias do Papa Francisco a Portugal constitui a mais longa estada alguma vez realizada por um Sumo Pontífice ao nosso País”.
O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas.
O encontro mundial, que Portugal recebe pela primeira vez, inclui na sua programação um conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos, protagonizados pelos peregrinos da JMJ no “Festival da Juventude”, espalhado por 80 espaços da cidade.
O Comité Organizador Local (COL) explica que o Festival da Juventude quer proporcionar aos peregrinos da JMJ 2023 e à cidade de Lisboa “uma experiência de alegria, juventude, universalidade e fé, mostrando que a Igreja Católica é uma igreja viva e jovem, capaz de usar as linguagens e formas de arte da actualidade sem comprometer a mensagem que pretende transmitir”.
O evento decorre por toda a cidade de Lisboa, em palcos e espaços exteriores, mas também em espaços interiores (auditórios, salas de cinema, teatros, museus, espaços de exposições, igrejas).
Outro ponto central da programação vai ser a “Cidade da Alegria”, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, que acolhe a Feira Vocacional e o Parque do Perdão.
Já no Parque Tejo, entre os municípios de Lisboa e Loures, decorre a Vigília, de 5 para 6 de Agosto.

Notícias Relacionadas