As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Papa nomeou dois novos bispos auxiliares para o Porto

Igreja | Diocese do Porto

D. Joaquim Dionísio e D. Roberto Mariz, foram nomeados, pelo Papa Francisco, como novos bispos auxiliares do Porto, no dia 26 de Maio.
D. Joaquim Proença Dionísio, de 54 anos, estava ao serviço da Diocese de Lamego, onde era reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, pároco de São João Baptista em Quintela da Lapa, de Nossa Senhora das Neves em Granjal e de Nossa Senhora da Conceição em Lamosa.
O bispo auxiliar foi nomeado com o título simbólico de Parténia, diocese histórica na actual Argélia.
D. Roberto Mariz, de 49 anos, era até agora ecónomo-tesoureiro da Arquidiocese de Braga e pároco de São José de São Lázaro, sendo nomeado com o título de Vita, antiga diocese na actual Tunísia. Um auxiliar tem como missão coadjuvar o bispo diocesano nas tarefas apostólicas, sem direito de sucessão; na sua nomeação, é-lhe atribuído o título de uma diocese que existiu no passado. A Diocese do Porto tem como bispo residencial D. Manuel Linda, auxiliado por D. Vitorino Soares.
Os novos auxiliares serão ordenados bispos nas respectivas Dioceses: D. Joaquim Dionísio, em Lamego, a 16 de Julho; e D. Roberto Mariz, em Braga, a 23 de Julho.
O Papa aceitou, esta sexta-feira, a renúncia do anterior bispo auxiliar, D. Pio Alves, de 78 anos, ordenado presbítero a 15 de Agosto de 1968 na Sé de Braga e nomeado bispo pelo Papa Bento XVI a 18 de Fevereiro de 2011.

Ler também:  Diocese da Guarda tem cinco jovens no Seminário Interdiocesano, em Braga

Notícias Relacionadas