Igreja
O padre Vitorino José Pereira Soares, pároco de Castelões de Cepeda e de Madalena, em Paredes, foi nomeado bispo auxiliar do Porto, pelo Papa Francisco, no dia 17 de Julho.
Natural da Diocese do Porto, D. Vitorino Soares nasceu em Penafiel, a 19 de Outubro de 1960, foi ordenado sacerdote a 14 de Julho de 1985 e é o mais velho de cinco irmãos, um dos quais também sacerdote, o padre Avelino Jorge Pereira Soares, pároco em Rio Tinto.
Sobre o futuro da sua missão, o novo bispo auxiliar do Porto realça o exemplo que tem encontrado no trabalho de D. Manuel Linda e também no pontificado do Papa Francisco.
Na saudação à Diocese do Porto, D. Vitorino Soares expressou alegria e “sentido de responsabilidade” pela nomeação do Papa Francisco, que considera um “dom” e um “desafio”.
Como sacerdote da Diocese do Porto, Vitorino Soares trabalhou no Seminário do Bom Pastor, entre 1984 e 1987, e no Seminário Maior, entre 1989 e 1994.
Capelão militar de 1987 a 1989, o padre Vitorino dedicou 10 anos do seu trabalho pastoral aos jovens, sendo director do Secretariado Diocesano da Juventude entre 1989 1999.
A ordenação episcopal de D. Vitorino Soares deverá decorrer no dia 29 de Setembro, na catedral diocesana, indica o bispo do Porto, D. Manuel Linda, na saudação dirigida ao novo bispo auxiliar da diocese.