O padre José Bernardo dos Santos morreu no dia 3 de Fevereiro, em Cairrão, Vila Garcia. As cerimónias fúnebres decorreram, no dia seguinte, na Igreja paroquial de Vila Garcia e foram presididas pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Na Missa, em que concelebraram mais de três dezenas de padres, participou grande número de pessoas.
O padre José Bernardo nasceu em 1921 em Vila Garcia (Guarda). Depois de frequentar os Seminários Diocesanos de 1937 a 1949, foi ordenado sacerdote a 12 de Março de 1949, no Seminário da Guarda, por D. Domingos da Silva Gonçalves.
A 29 de Outubro de 1949 foi nomeado Pároco de Santa Eufemia, Sorval, Ervedosa e Póvoa d’El-Rei, no arciprestado de Pinhel. Em 1956 foi nomeado pároco da Cerdeira e Monte Margarida (arciprestado do Rochoso) e em 1961 pároco de Algodres, Vale de Afonsinho e Vilar de Amargo (arciprestado de Figueira de Castelo Rodrigo.
Em 1965 voltou a ser nomeado pároco da Cerdeira e ainda da Miuzela e Porto de Ovelha (arciprestado do Rochoso). Em 1971 foi nomeado Pároco da Parada em acumulação com as anteriores e em 1994 foi nomeado Administrador Paroquial de Carvalhal Meão, Marmeleiro e Monte Margarida.
Foi dispensado das paróquias em 8 de Janeiro de 1998, passando a residir para Vila Garcia onde viria a falecer.