As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Morreu o Padre Álvaro do Nascimento Terreiro

Almeida

No dia 18 de Abril, Quinta-Feira Santa, morreu, em Lisboa, o Padre Álvaro do Nascimento Terreiro. O funeral, presidido pelo Bispo da Guarda, foi no dia seguinte, na Igreja paroquial de Almeida, tendo o corpo sido sepultado no cemitério local.
O Bispo da Guarda assinalou, na Quinta-Feira Santa, na Missa Crismal, o jubileu sacerdotal do Padre Álvaro Terreiro, que este ano cumpria 70 anos de vida sacerdotal.
Álvaro do Nascimento Terreiro nasceu em Almeida a 9 de Abril de 1925. Entrou no Seminário do Fundão, em 1936, indo depois para o Seminário da Guarda onde concluiu, em 1949, o curso de Filosofia e Teologia.
Voltou ao Seminário do Fundão como docente, onde foi, durante 12 anos, professor de português, francês, música e desporto, contribuindo para uma série de mudanças, que testemunharam bem o seu espírito, destacando-se a organização de actividades desportivas para os padres professores e para os alunos, com a construção de um campo de futebol e de um campo de hóquei em patins.
Em 1961, foi enviado para Angola como capelão militar onde ficou durante quatro anos.
Assim que regressou a Portugal, em 1965, foi para Espanha para estudar Ciências da Educação na Universidade de Salamanca, completando o doutoramento em 1972. A tese de licenciatura teve o título de “Ambivaléncia de la motivación”, e o tema da tese de doutoramento foi
“Francisco de Monzón, pedagogo espanhol na corte portuguesa do séc. XV”I.
Em 1970, fundou um Gabinete de Psicologia – Centro de Orientação Escolar e Profissional. Ainda deu aulas no Instituto Superior de Teologia, por um semestre, e na Universidade Católica, mas após o 25 de Abril dedicou-se à “Paróquia, às Dinâmicas de Grupo e ao Laboratório de Psicologia, que tinha fundado”. Tem vários livros publicados em poesia em prosa.

Ler também:  Missa da Meia Noite

Notícias Relacionadas