Morreu a Irmã Maria José Couto Matos

> Diocese > Morreu a Irmã Maria José Couto Matos
Jornal A Guarda

Liga dos Servos de Jesus

A Irmã Maria José Couto Matos, da Liga dos Servos de Jesus, faleceu, aos 78 anos de idade, no dia 7 de Outubro.
Foi velada na casa onde se gastou, o colégio da Cerdeira e despediu-se do povo da Cerdeira na Igreja Matriz onde foi celebrada Eucaristia exequial. Na celebração estiveram presentes, além do pároco e do Assistente da Liga, seis sacerdotes.
Feita a encomendação final, foi a sepultar, no dia 8 de Outubro, na terra que a viu nascer e da qual nunca se esqueceu, o Fundão.
A Irmã Maria José Couto Matos nasceu a 25 de Fevereiro do ano de 1944, no Fundão. Era filha de Joaquim Salvado Matos e de Maria do Carmo Couto. Do agregado familiar faziam parte mais dois irmãos e uma irmã. Estudando na Cerdeira formou-se em Lisboa. Regressou à Cerdeira do Côa e, como docente, ensinou as alunas com dedicação e profissionalismo.
Foi na Cerdeira do Côa que esta irmã colocou todos os seus talentos a render. Exímia professora sabia ensinar, exigia das alunas e sempre quis que todas elas singrassem nos caminhos que escolhessem.
Conhecia o ideal do Senhor D. João e executava-o dentro das suas possibilidades. Na sua maneira de ser e de actuar punha em prática as ‘atitudes’ da verdadeira serva de Jesus, o ‘carisma’ da Liga, servindo-se dos diferentes ‘meios’ para alcançar o ‘ideal’ da Obra de D. João de Oliveira Matos.
Ministra Extraordinária da Comunhão realizou essa missão com fidelidade e dedicação. Tantas e tantas vezes presidiu à celebração da Palavra na comunidade onde residia. Muitos doentes receberam a comunhão através do seu ministério.
A irmã José Matos soube interpretar e executar bem o pensamento de D. João de Oliveira Matos: “Uma esmola de luz a um descrente, que lhe faça ver o verdadeiro sentido da existência, que grande caridade”.

Últimas notícias

24 de Maio, 2024
A imprensa regional é parceira e peça chave do desenvolvimento local
24 de Maio, 2024
Jornadas Diocesanas da Pastoral Social dedicadas à sustentabilidade das instituições
23 de Maio, 2024
Figueira de Castelo Rodrigo – Encontro de Professores Aposentados do Distrito da Guarda
23 de Maio, 2024
Seia – Jornadas de Museologia nas Misericórdias
23 de Maio, 2024
Manteigas – Luís Tavares e Emília Barbeira vencem Prémio Dr. João Isabel

Notícias Relacionadas