Livro “Redescobrir as origens e o sentido da celebração da Eucaristia” ajuda a preparar Congressos Eucarísticos

> Diocese > Livro “Redescobrir as origens e o sentido da celebração da Eucaristia” ajuda a preparar Congressos Eucarísticos
Jornal A Guarda

Publicação

O Secretariado Nacional de Liturgia, em colaboração com Arquidiocese de Évora, publicou o livro “Redescobrir as origens e o sentido da celebração da Eucaristia” que reúne um conjunto de temas de reflexão com o objectivo de facultar aos Grupos Paroquiais e aos Movimentos de Apostolado algumas ferramentas para a preparação do 5º Congresso Eucarístico Nacional e do 53º Congresso Eucarístico Internacional.
Estes temas, fundamentados em textos bíblicos e desenvolvidos seguem o método da Lectio Divina. Os temas contidos no livro são: A “oblação de Melquisedec”; A celebração da Ceia judaica; O sangue da aliança; O alimento no deserto; Recordações do caminho: aprender com o passado; Jesus alimenta a multidão; Acreditar em Jesus, Pão da vida; A última ceia de Jesus; Lava-pés e Eucaristia; A Eucaristia, sacramento da unidade; Reconheceram Jesus ao partir o pão; A Eucaristia, fonte da missão dos crentes; O Domingo, dia do senhor e senhor dos dias; O Domingo, dia de Cristo ressuscitado; A Eucaristia, fonte de partilha e solidariedade; As núpcias do Cordeiro; Fraternidade para curar o mundo.
O 5º Congresso Eucarístico Nacional vai decorrer em Braga, de 31 de Maio a 2 de Junho de 2024, e terá como tema “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança – Reconheceram-n’O ao partir o Pão”.
O 53º Congresso Eucarístico Internacional será em Quito, capital do Equador, de 8 a 15 de Setembro de 2024, e terá como tema “Fraternidade para curar o mundo. Todos vós sois irmãos”.

Últimas notícias

24 de Maio, 2024
A imprensa regional é parceira e peça chave do desenvolvimento local
24 de Maio, 2024
Jornadas Diocesanas da Pastoral Social dedicadas à sustentabilidade das instituições
23 de Maio, 2024
Figueira de Castelo Rodrigo – Encontro de Professores Aposentados do Distrito da Guarda
23 de Maio, 2024
Seia – Jornadas de Museologia nas Misericórdias
23 de Maio, 2024
Manteigas – Luís Tavares e Emília Barbeira vencem Prémio Dr. João Isabel

Notícias Relacionadas