No dia 12 de Setembro
Preparar a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese é o principal objectivo das Jornadas Marianas que vão decorrer, a 12 de Setembro, no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, na Guarda.
“Para reflexão iremos ter por base o tema que o Santuário de Fátima nos propõe – ‘Santificados em Cristo’ -, sem esquecer o Jubileu da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco”, refere Joaquim Bastos, do Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima. E acrescenta: “ao longo deste ciclo do itinerário temático que nos conduz à celebração do centenário das aparições de Nossa Senhora na Cova da iria, o Santuário de Fátima toma como ponto de partida a aparição de Agosto de 1917, na qual Nossa Senhora pediu aos pastorinhos: “rezai, rezai muito…”.
As jornadas, promovidas pelo Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, são orientadas pelo Padre Dário Pedroso.
Recorde-se que a visita da Imagem Peregrina à Diocese da Guarda terá lugar de 27 de Setembro a 11 de Outubro. A Imagem Peregrina chega à Diocese da Guarda proveniente da Diocese de Coimbra, dando entrada pelo lado de Seia, na paróquia de Folhadosa, continuando o percurso para a Guarda onde ficará até ao dia seguinte. A visita prossegue em Seia (28 de Setembro), Gouveia (29), Celorico da Beira (30), Trancoso (1 de Outubro), Pinhel (2), Figueira de Castelo Rodrigo (3), Almeida (4), Sabugal (5), Penamacor (6), Belmonte (7), Manteigas (8), Covilhã (9), Fundão (10) e Alpedrinha (11).