As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Jornadas Diocesanas de Pastoral juntaram mais de duzentos participantes

Apresentação do programa pastoral 2014/2015 da Diocese da Guarda

As Jornadas Diocesanas de Pastoral, que decorreram no Centro Apostólico Dom João de Oliveira Matos, na Guarda, no dia 11 de Outubro, juntaram mais de duas centenas de participantes. Promovidas pelo Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral serviram para apresentar o programa pastoral 2014/2015 da Diocese da Guarda, que tem como objectivo redescobrir o dinamismo da evangelização e da catequese, partindo da constituição dogmática Dei Verbum sobre a revelação divina.
Tendo como tema geral “evangelizar para ser… pessoa e comunidade” o ano pastoral pretende: evangelizar para o crescimento pessoal e comunitário; levar toda a diocese ao empenho na Evangelização, procurando caminhos de primeiro anúncio; redescobrir o essencial da Dei Verbum sobre a Palavra de Deus e a sua presença na história; reflectir os caminhos de evangelização apontados pela exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco.
O Bispo da Guarda destacou a necessidade de “encontrar novas formas de evangelização e catequese a partir da Dei Verbum”. Dom Manuel Felício explicou que “a catequese não é apenas ensinar, é acompanhar na vivência, na celebração e na prática da fé”.
Disse que é necessário “envolver pais e famílias no processo de evangelização para renovar a catequese da infância e adolescência”. Outra das preocupações passa pela motivação dos jovens que “no final do secundário acabam por fugir para outras paragens e depois não regressam devido às fracas ofertas de emprego na região”.
No ano em que as famílias estão no centro das atenções, Dom Manuel Felício adianta que “precisamos de acompanhar e orientar as famílias na vivência do Evangelho”. Diz também que “é necessário motivar os que frequentam a catequese” e reconhece que “faltam cristãos que possam intervir na sociedade”.
“Empenhados em levar por diante o nosso programa pastoral deste ano, vivemos a esperança de que a força da Palavra de Deus, convocando-nos para a evangelização, para a catequese e para a responsabilidade da missão, seja também resposta a grandes anseios que preocupam vastas camadas da população na sociedade de hoje”, escreve o Bispo da Guarda, na carta pastoral dirigida a toda a toda a Diocese.
Nas Jornadas, o Padre Martins de Almeida fez uma abordagem da exortação apostólica “Evangelii Gaudium”. Na ocasião também foram apresentados os cadernos de orientação que servirão de apoio a todo o programa do Ano Pastoral. Os cadernos apresentam textos sobre: “Constituição Dogmática sobre a Divina revelação”; “Tentações dos Agentes Pastorais”; “A homilia e a sua preparação”; “O compromisso no serviço aos pobres, caminho da evangelização, segundo as propostas do Papa Francisco na Evangelii Gaudium”; “Leitura Orante da Bíblia”; “Pastoral Familiar”; “Desafios aos casais novos”.

Notícias Relacionadas