Jornadas de Formação do Clero das Dioceses do Centro com inscrições abertas

Igreja

As inscrições para as Jornadas de Formação do Clero das Dioceses do Centro – Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu – estão a decorrer até dia 31 de Dezembro.
Estas dioceses vão promover umas Jornadas de Formação do Clero, de 30 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2024, no Santuário de Fátima.
“Pretende-se que a habitual formação permanente do clero se faça ao longo de três dias, proporcionando o encontro do clero de seis dioceses que vivem e sentem necessidades comuns, potenciando a qualidade e diversidade da formação e dos intervenientes, a partilha de vivências pastorais entre as dioceses, o encontro com outros rostos e outros saberes, a oração em comum, o convívio: uma experiência de comunhão eclesial”, explica a organização.
‘Evangelização e comunidades’ é o tema destas Jornadas de Formação do Clero, que surgiu depois de uma reflexão alargada “sobre as principais dificuldades e necessidades pastorais das comunidades cristãs”, e o processo sinodal em curso.
O grupo de trabalho destas jornadas, que integra um elemento de cada uma das dioceses católicas do centro de Portugal, tem procurando concretizar o objectivo que a formação permanente dos sacerdotes “se traduza numa proposta conjunta”, com uma temática que os ajude, “como Igreja e como ministros ordenados, a reflectir sobre uma Igreja sinodal, fiel à missão de evangelizar no mundo actual, a partir do dinamismo das primeiras comunidades”.
O programa das jornadas, entre 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2024, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, refere que as manhãs são com conferências de especialistas, durante a tarde têm ateliês temáticos, “onde se poderá dialogar em espírito sinodal com a ajuda de alguns peritos”, e, nas duas noites, momentos culturais, um concerto de órgão, por João Santos, e um concerto oração com Claudine Pinheiro.
Para as conferências foi convidado um sociólogo, um biblista espanhol e um pastoralista italiano. No primeiro dia, 30 de Janeiro, vão ouvir o sociólogo português António Barreto, com uma análise da actualidade, no dia seguinte, o bíblico espanhol Santiago Guijarro, vai fazer uma “revisitação dos inícios da evangelização e das primeiras comunidades cristãs”, e, no último dia de jornadas, 1 de Fevereiro, o padre Paolo Asolan, pastoralista italiano, apresenta “o discernimento sobre a pastoral que se necessita nas comunidades cristãs de hoje”.
A primeira edição das Jornadas de Formação do Clero, neste formato, vai realizar-se no Santuário de Fátima, na Diocese de Leiria-Fátima, mas a organização pretende “repetir o modelo pelas diferentes dioceses”.

Notícias Relacionadas