As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Formação de Catequistas sobre “Os alicerces da vida cristã”

“Os alicerces da vida cristã – O itinerário e os sacramentos” é o tema da Formação de Catequistas que o Departamento da Catequese da Infância e Adolescência vai promover em diferentes partes da Diocese da Guarda, durante o mês de Novembro. 

O primeiro encontro está marcado para o dia 3 de Novembro, às 15.00 horas, no Seminário da Guarda. Seguem-se os encontros no Seminário do Fundão (9 de Novembro, às 10.00 horas), Sabugal – Salão de São João (16 de Novembro, às 10.00 horas), Covilhã – Salão e S. José, Penedos Altos (16 de Novembro, às 14.00 horas) e Seia – Casa de S. José (17 de Novembro, às 15.00 horas).

Esta Formação de Catequistas pretende “amplificar na Diocese” o que se vai passar em Fátima, nas Jornadas Nacionais de Catequistas, que acontecem nos dias 19 e 20 de Outubro, em Fátima com o tema ‘Os Alicerces da Vida Cristã – O Itinerário e os Sacramentos’.

O Padre José Brito, responsável pelo Departamento da Catequese da Infância e Adolescência, disse ao Jornal A GUARDA que “esta Formação de Catequistas pretende amplificar da Diocese da Guarda o que se vai passar em Fátima, nas Jornadas Nacionais, em que estão inscritos 65 catequistas da Diocese da Guarda”. E acrescentou: “Com esta Formação de catequistas pretendemos levar o novo itinerário catequético a todos os catequistas da Diocese da Guarda”.

Ler também:  Padre José Luís Farinha celebrou 25 anos de ordenação sacerdotal

As Jornadas Nacionais de Catequistas são promovidas pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, da Conferência Episcopal Portuguesa, e fazem parte do “caminho de receção e divulgação” do novo Itinerário para a Catequese, editado em 2022.

Os trabalhos das Jornadas Nacionais vão ser abertos pelo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, a partir das 10.00 horas, no dia 19 de outubro, no Centro Pastoral Paulo VI, do Santuário de Fátima.

A conferência de abertura terá como orador monsenhor Valentino Bulgarelli, director do Ufficio Catechistico Nazionale da Itália, que vai reflectir sobre ‘A Revelação e a transmissão da fé: os alicerces bíblicos do acreditar’.

Notícias Relacionadas