As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Faleceu o Padre Carlos Martins, antigo pároco de Pousafoles do Bispo

No dia 7 de Janeiro, em Aveiro

No dia 7 de Janeiro, faleceu, com 93 anos de idade, na Casa Sacerdotal de Santa Joana Princesa em Aveiro, o Padre Carlos Martins.
Nasceu nos Fóios, concelho do Sabugal, a 13 de Novembro de 1921. Com oito irmãos, foi o segundo filho do casal, Esperança Sanches e Augusto Martins.
Foi um dos seis sacerdotes oriundos desta aldeia do concelho Sabugal. Iniciou o seu curso aos nove anos, no Seminário do Fundão. Teve como ideal ser sacerdote diocesano, como o tio Padre José Maria Martins.
Foi ordenado no Paço Episcopal da Guarda por D. José Alves Matoso a 3 de Setembro de 1944 e celebrou a Missa Nova em Vale de Espinho, no dia 17 do mesmo mês. Nos primeiros anos, como sacerdote desenvolveu a sua actividade pastoral em Vale de Espinho e Foios.
Homem sábio, cedo se apercebeu do valor terapêutico do fino humor e boa disposição nas relações humanas, preparando o terreno para a semente da Palavra do Senhor, que apaixonada e continuamente semeava no coração das pessoas.
Durante 52 anos desenvolveu o seu trabalho pastoral em Pousafoles do Bispo e suas anexas. Viveu sempre preocupado com a pastoral vocacional de todo o concelho do Sabugal.
Na concelebração exequial, D. António Moiteiro, Bispo da Diocese de Aveiro, recordou a Devoção e o Amor à Paixão de Cristo vivida nos Passos de Pousafoles do Bispo.
Partilhou a vida com a irmã Adélia Martins. Nos bons e mais difíceis momentos, a irmã esteve sempre ao seu lado como colaboradora essencial.
Aos 82 anos pediu a aposentação aos superiores. Regressou então à sua terra natal, Fóios. Voltou ao cargo de cronista no jornal da terra com as crónicas “Celebridades de Roupão”. Não escondia o seu orgulho pela raia e suas tradições, e apaixonadamente relatava ao jantar as boas notícias do desenvolvimento da terra e da capeia anual dos Fóios. Na recta final da vida, viveu, com a sua irmã Adélia, na Casa Sacerdotal Santa Joana Princesa em Aveiro.
A concelebração exequial foi presidida por D. António Manuel Moiteiro Ramos, tendo como concelebrantes, D. Manuel Felício, Bispo da Diocese da Guarda, D. António dos Santos, Bispo Emérito da Diocese da Guarda, colegas sacerdotes diocesanos e da Congregação do Santíssimo Redentor. A cerimónia decorreu no dia 8 de Janeiro, na igreja do Seminário de Santa Joana Princesa. O Padre Fausto Martins, irmão do Padre Carlos Martins, agradeceu a presença de todos e recordou-o como um homem de Deus, profundamente religioso.
Foi sepultado no Cemitério Sul da cidade de Aveiro.

Notícias Relacionadas