Diocese da Guarda tem 26 inscrições nas Jornadas de Formação do Clero

Iniciativa decorre em Fátima e conta com 258 inscrições

A Diocese da Guarda tem 26 inscrições, nas Jornadas de Formação do Clero das Diocese do Centro, que vão decorrer em Fátima, de 30 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2024.
Os trabalhos que terão lugar no Santuário de Fátima, no Centro Paulo VI, envolvem as dioceses de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu, num total de 258 inscrições entre bispos, padres, diáconos e alguns seminaristas em final de formação.
No primeiro dia, 30 de Janeiro, o jurista e presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNPJ), Pedro Vaz Patto (em substituição do sociólogo António Barreto que não pode participar por motivos de saúde), vai abordar o tema “A Paz e o diálogo entre culturas e religiões. Desafios actuais para a Europa e para Portugal”.
No dia 31 de Janeiro o bíblico espanhol Santiago Guijarro, vai falar sobre “A conversão e a difusão do cristianismo na primeira geração”.
O pastoralista italiano Paolo Asolan será o convidado do último dia das Jornadas e falará sobre o tópico “Da pastoral de manutenção à condição de discípulos missionários”.
Durante a tarde de cada um dos dias de formação haverá ateliês temáticos, “onde se poderá dialogar em espírito sinodal com a ajuda de alguns peritos”.
As Jornadas de Formação do Clero vão incluir dois concertos abertos ao público em geral. O primeiro, um concerto de órgão, com João Santos, será no dia 30 de Janeiro, às 21.30 horas, na Basílica Nossa Senhora do Rosário. O segundo é um concerto de inspiração cristã com Claudine Pinheiro e tem lugar no Salão do Bom Pastor, no dia 31 de Janeiro, às 21.30 horas. Esta iniciativa conjunta, para as seis Dioceses do centro de Portugal “nascem da vontade” respectivos bispos diocesanos – Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu – “unirem sinergias e efectuarem caminhos de comunhão”.

Notícias Relacionadas