Dinâmica da Quaresma aponta a cruz como caminho da Páscoa

Diocese da Guarda

‘Com a cruz, a caminho da Páscoa’ é o tema da dinâmica da Quaresma 2023, preparada pelo Departamento da Pastoral Juvenil Universitária Vocacional da Diocese da Guarda.
“Após a dinâmica do Advento e Natal 2022, na qual se deu realce a Maria, a mãe de Jesus, como mulher do Sim a Deus e do Sim aos outros, a proposta para a Quaresma deste ano 2023, tendo em conta a proximidade da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, segue esta ideia fundamental: Com a Cruz, a caminho da Páscoa”, explica o Departamento.
Para que seja visível por toda a comunidade que há um caminho a percorrer e que este se vai construindo ao longo do tempo, com o envolvimento de todos, a proposta apresentada propõe a decoração progressiva de uma cruz, com o formato da cruz do logo da JMJ, criada para o efeito e centro desta caminhada, que deve ficar presente nas igrejas onde habitualmente a comunidade celebra a fé. A execução prática desta dinâmica baseada na Palavra de Deus proposta, em cada Domingo, deverá acontecer ao nível da comunidade, aquando das celebrações dominicais desde o I Domingo da Quaresma até ao Domingo de Páscoa. Mas, de igual forma, pode acontecer com as famílias dos jovens, das crianças e adolescentes da catequese e outras.
Para cada semana da Quaresma, é sugerida a escuta da Palavra e uma oração, “resultante da convicção de que a escuta de Deus, que nos fala, alimenta o caminho de fé e constante conversão que iniciámos no dia do Baptismo”.
O Departamento da Pastoral Juvenil Universitária Vocacional da Diocese da Guarda também deixa a sugestão de que “a Cruz com o formato da cruz do logo da JMJ construída progressivamente possa marcar presença em cada casa e família aquando da visita pascal nas comunidades, onde esta actividade pastoral ainda subsistir”.

Notícias Relacionadas