No próximo domingo
No próximo domingo, III da Quaresma, celebra-se o Dia Nacional da Caritas.
E estamos já a prepará-lo ao longo de toda a Semana.
Com esta iniciativa, a Caritas deseja promover na nossa sociedade enquanto tal a reflexão sobre a responsabilidade de cada um na relação com o outro, a começar pelo outro mais carenciado.
De facto, todos temos a obrigação de cuidar o mundo em que vivemos, cuidando a qualidade de vida dos mais pobres. Habitamos numa casa comum, o que nunca é demais lembrar e é no encontro pessoal com os outros que nos podemos compreender a nós próprios. O outro e a sua situação real são uma referência obrigatória para cada um se poder compreender a si próprio. Por isso, tentar ignorar os outros é caminho para não nos levarmos a sério a nós mesmos.
Por sua vez, qualquer sociedade nunca pode demitir-se de trabalhar para conseguir relação equilibrada entre todos os seus membros e de cuidar o serviço que deve prestar a cada um deles a começar pelos mais debilitados.
Ao longo de toda esta semana, que culmina no Dia da Caritas, desejamos chamar a atenção de todos para a importante função que desempenham as organizações de proximidade, entre as quais está a Caritas com a variedade dos seus serviços, no combate à solidão e à pobreza que continuam a ser das mais graves feridas que fazem sofrer as pessoas também entre nós.
O peditório público que a Caritas organiza dos dias 21 a 24 deste mês (quinta-feira a domingo) será também oportuni-dade para levar esta mensagem de solidariedade tanto aos que apoiam os projectos Caritas como aos que deles beneficiam.
E, a propósito lembramos que, no ano de 2018, foram mais de 120 mil as pessoas atendidas nos serviços Caritas. Só por estes indicadores, ficamos com a consciência de que a falta de rendimentos ou os rendimentos muito baixos continuam a ser realidades muito preocupantes e que manifestam os grandes desequilíbrios sociais que queremos ajudar a com-ba-ter com a solidariedade de todos.
Fazer bem sem olhar a quem continua a ser a regra de ouro da qualidade de vida que também a semana e o dia nacional da caritas a todos nos querem lembrar.
18.3.2019
+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda