Mensagem do Papa lembrou JMJ Lisboa 2023
‘Alegres na esperança’ é o tema da mensagem do Papa Francisco para 38.º Dia Mundial da Juventude, que se celebra a nível diocesano, no próximo dia 26 de Novembro (solenidade de Cristo-Rei).
No texto, o Papa renova os seus elogios à JMJ Lisboa 2023, afirmando que o encontro mundial na capital portuguesa “superou todas as expectativas”.
“Nos dias da pandemia alimentámos, no meio de muitas incertezas, a esperança de que esta grande celebração do encontro com Cristo e com outros jovens se pudesse realizar. Esta esperança concretizou-se e, para mim e muitos de quantos lá estiveram presentes, superou todas as expectativas”, escreve o Papa, no início da Mensagem.
O texto evoca o encontro a nível mundial, que decorreu de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa no Parque Tejo.
“Como foi lindo o nosso encontro em Lisboa! Uma verdadeira e real experiência de transfiguração, uma explosão de luz e alegria”, escreve o Papa.
A mensagem aponta ao Jubileu dos Jovens, no Ano Santo 2025, com o lema “peregrinos da esperança”.
“Vós, jovens, sois a esperança jubilosa duma Igreja e duma humanidade sempre a caminho. Quero tomar-vos pela mão e, junto convosco, percorrer a senda da esperança. Quero falar convosco das nossas alegrias e esperanças, mas também das tristezas e angústias dos nossos corações e da humanidade que sofre”, refere o texto.
O Papa Francisco sublinha que o momento actual é marcado por “experiências de guerra, violência, bullying e várias formas de mal-estar”, para muitos jovens, alertando para os impactos da “indiferença e o individualismo”.
O Papa convida os jovens católicos a ser “parte da resposta de Deus” a este problema, como aconteceu na vida de muitos santos, que “foram testemunhas de esperança mesmo no meio da maldade humana mais cruel”.
“Exorto-vos a escolher um estilo de vida baseado na esperança. Dou um exemplo: nas redes sociais, parece mais fácil partilhar notícias más do que notícias de esperança. Assim deixo-vos uma proposta concreta: tentai partilhar cada dia uma palavra de esperança. Tornai-vos semeadores de esperança na vida dos vossos amigos e de quantos vos rodeiam”, pede o Papa.