Decorre de 14 a 21 de maio a Semana da Vida, sob o tema “Levanta-te! A tua vida é um dom.”

Semana da vida

Tem como inspiração a mensagem das Jornadas Mundiais da Juventude, conjugada com o valor da vida que é sempre um dom de Deus.
Destacam-se os seguintes momentos celebrativos ao longo da semana: Abertura da Semana da Vida com a Recitação do Terço na Capelinha das Aparições em Fátima, no dia 14 de Maio de 2023 às 18.30 horas, conduzido pelo Departamento Nacional da Pastoral da Família, aberto à participação de todas as famílias; Proposta de Adoração Eucarística para o Dia Internacional das Famílias, que se celebra em 15.mai.2023, com um guião proposto pelo DNPF, inspirado numa celebração similar que decorreu no X Encontro Mundial das Famílias em Roma; Recitação do Terço on-line em cada dia da semana às 21:00, organizado por 7 Movimentos envolvidos na Pastoral Familiar.
Neste ano da Jornada Mundial da Juventude, sentimo-nos animados a dirigir aos jovens o seguinte repto, na semana da vida: “Queridos Jovens, no caminho da vossa vida, não abandoneis a companhia do Senhor! Que os caminhos da vossa juventude se cruzem com os de Cristo”.
Todos somos interpelados a conjugar bem a caridade com a justiça para que a vida ganhe o seu pleno sentido. De facto, a caridade supera a justiça, porque amar é dar, oferecer ao outro do que é «meu»; mas nunca existe sem a justiça, que induz a dar ao outro o que é «dele», o que lhe pertence em razão do seu ser e do seu agir. Não posso «dar» ao outro do que é meu, sem antes lhe ter dado aquilo que lhe compete por justiça. Quem ama os outros com caridade é, antes de mais nada, justo para com eles.
Guarda, 8 de maio de 2023
+Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda

Notícias Relacionadas