D. Manuel Felício assinalou 19 anos de Ministério Episcopal na Diocese da Guarda

Missa de acção de graças decorreu na Sé da Guarda

D. Manuel Felício assinalou 19 anos da tomada de posse como Bispo Coadjutor da Diocese da Guarda, esta terça-feira, 16 de Janeiro, com a celebração da Missa de acção de graças, na Sé da Guarda.
No dia 16 de Janeiro de 2005, o agora Bispo da Guarda, tomou posse como Bispo Coadjutor, depois de ter sido nomeado, pelo Papa João Paulo II, para essa função no dia 21 de Dezembro de 2004, para auxiliar D. António dos Santos, com problemas de saúde.
No dia 1 de Dezembro de 2005, D. Manuel da Rocha Felício sucedeu a D. António dos Santos, no seguimento da aceitação da renúncia deste ao governo pastoral pelo Papa Bento XVI.
D. Manuel Felício, que completou 76 anos a 6 de Novembro de 2023, aguarda uma resposta, há mais de três naos, ao pedido que fez junto da Santa sé, para deixar a Diocese.
Em Dezembro de 2023, disse esperar ser substituído antes da Páscoa de 2024. Em declaração aos jornalistas explicou que “em 6 de Novembro do ano passado, 2022, lembrei a carta enviada ao Santo Padre em 2019 e afirmei o meu propósito de novo trabalho fora da Diocese. Espero que até ao início da próxima Quaresma a Diocese da Guarda conheça o seu novo bispo e que ele já presida às próximas solenidades pascais”.

Notícias Relacionadas