D. Fernando Paiva nomeado novo bispo da Diocese de Beja

Igreja/Portugal

D. Fernando Paiva, de 61 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 21 de Março, para bispo da Diocese de Beja, sucedendo no cargo a D. João Marcos, que apresentou a sua renúncia.
O 15.º bispo de Beja era, até agora, um dos vigários-gerais da Diocese de Setúbal.
D. Fernando Paiva nasceu a 26 de Novembro de 1962 em Oliveira (São Pedro do Sul), Diocese de Viseu. Antes de entrar no Seminário, obteve a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico de Lisboa.
Frequentou os estudos de filosofia e teologia no Seminário Diocesano de São Paulo de Almada, tendo obtido a Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 2004. Foi ordenado sacerdote a 10 de Abril de 2005 por D. Gilberto Canavarro dos Reis. Em Setúbal era pároco de Nossa Senhora da Anunciada, tendo sido membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Protecção de Menores e Pessoas Vulneráveis.
Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almada: primeiro como prefeito e ecónomo e posteriormente como vice-reitor; foi ainda responsável pelo acompanhamento dos novos padres e pela formação permanente do clero.
Em 2013 obteve o Mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
O novo bispo de Beja manifestou a sua “disponibilidade de trilhar caminhos de entreajuda, na valorização da dignidade da pessoa humana e na promoção do bem comum”.
D. João Marcos era bispo de Beja desde 3 de Novembro de 2016, dia em que sucedeu a D. António Vitalino, após ter sido nomeado por Francisco como coadjutor da diocese alentejana a 10 de Outubro de 2014, com direito de sucessão.
D. João Marcos, natural de Monteperobolso concelho de Almeida, que completa 75 anos a 17 de Agosto, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Beja até à tomada de posse canónica do novo bispo.

Notícias Relacionadas