A Diocese da Guarda vai comemorar os 60 anos de ordenação sacerdotal de D. António dos Santos, esta sexta-feira, dia 1 de Julho. O agora Bispo Emérito da Guarda foi ordenado sacerdote no dia a 1 de Julho de 1956, em Albergaria-a-Velha.
A efeméride terá lugar no Seminário da Guarda, a partir das 11.30 horas, com a Celebração da Missa na Igreja do Seminário, presidida por D. António dos Santos, a que se seguirá uma refeição de festa.
“O próximo dia 1 de Julho, sexta-feira, é o dia em que o Sr. D. António dos Santos cumpre 60 anos de vida sacerdotal. Destes 60 anos, 36 (desde 1980) foram até agora vividos ao serviço da nossa Diocese da Guarda (25 anos como Bispo residencial e 11 anos como bispo emérito)” escreveu D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, em carta enviada aos padres da Diocese. E acrescentou: “Para louvarmos a Deus por estes 60 anos de vida sacerdotal e em particular pelos 36 anos de ligação à nossa Diocese, convido os sacerdotes do nosso Presbitério e também os outros que servem a nossa Diocese para celebrarmos juntos o acontecimento, no dia 1 de Julho próximo, nas instalações do nosso Seminário da Guarda”.
D. António dos Santos nasceu em Quintã, Vagos, no distrito de Aveiro, a 14 de Abril de 1932. Foi ordenado sacerdote em 1 de Julho de 1956, em Albergaria-a-Velha. Exerceu funções em Aveiro e foi pároco em Ílhavo antes de ser ordenado bispo, em 7 de Abril de 1976, em cerimónia realizada no pavilhão municipal de Ílhavo.
Entre 1976 e 1979 exerceu as funções de bispo auxiliar na Diocese de Aveiro. Em 17 de Novembro de 1979 foi nomeado bispo da Guarda, mantendo-se em actividade até 1 de Dezembro de 2005, altura em que resignou por motivos de saúde, sendo substituído por D. Manuel Felício.