Conselho Presbiteral reflectiu sobre o Seminário, vocações, sinodalidade e Jornada Mundial da Juventude

Diocese da Guarda

O Conselho Presbiteral da Diocese da Guarda, que esteve reunido, no dia 16 de Junho, no Seminário da Guarda, reflectiu sobre o Seminário Interdiocesanao e sua relação com a Faculdade de Teologia na formação académica dos seminaristas; a pastoral das vocações sacerdotais e o Pré-Seminário; a sinodalidade na programação pastoral; e a Jornada Mundial da Juventude.
Em comunicado, o Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral explicou que o facto de o encontro ter acontecido na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, “deu a esta sessão uma densidade especial, pois coincidiu com a Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes”. O Bispo D. Manuel Felício sublinhou “a importância da generosa entrega da generalidade dos sacerdotes às grandes causas da Igreja e da própria sociedade”.
No ponto referente ao Seminário Interdiocesano, que envolve a Diocese da Guarda e as Dioceses de Viseu, Lamego e Bragança, foi apresentada “a sua relação com a Faculdade de Teologia para a formação académica dos seminaristas e com as Dioceses de onde eles partem e aonde se destinam”. O comunicado dá conta de que foi valorizada “a função do Seminário no acompanhamento e na formação dos seminaristas e também a necessidade de estar mais próximo das dioceses e dos respetivos presbitérios. Deixou-se a recomendação de que se pense num modelo de formação académica que não só aproxime mais o Seminário das respetivas dioceses, mas, quanto possível, com corpo docente próprio, possa não apenas garantir a formação dos futuros padres, mas também de outros agentes pastorais das dioceses envolvidas”.
Quanto à pastoral das vocações sacerdotais e concretamente ao Pré-Seminário, anotaram-se as dificuldades que persistem e sentiu-se a necessidade de inovar nas formas de propor aos adolescentes e jovens o ideal da vocação sacerdotal.
Em relação à sinodalidade o Conselho presbiteral referiu que “o mais importante é apostar na formação de comunidades em que as pessoas se sintam bem a participar”. No ponto referente à Jornada Mundial da Juventude, o Conselho foi informado de que há sensivelmente sete centenas de jovens vindos de outros países para passarem a última semana de julho na Diocese, antes de rumarem a Lisboa. “Foi muito saudada a notícia de que há famílias de acolhimento para todos eles”, aponta o comunicado.
Na programação para os Dias na Diocese há dois momentos conjuntos sendo o primeiro recepção na Sé da Guarda, logo no primeiro dia, estando prevista uma concentração na Torre da Serra da Estrela, a encerrar a semana.
O Conselho Presbiteral também foi informado sobre o número de inscritos da Diocese, mais de 350, que estarão em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto, onde vão participar nos eventos presididos pelo Papa Francisco.
O Conselho encerrou com algumas informações do Bispo Diocesano sobre aspectos da vida da Diocese, do Seminário e do Presbitério.

Notícias Relacionadas