Conselho Presbiteral reflecte relatório síntese do sínodo sobre a sinodalidade

Diocese da Guarda

A “partilha de reflexão feita sobre o relatório síntese do sínodo sobre a sinodalidade, 1ª sessão – 2023”, é o principal assunto em debate no Conselho Presbiteral da Diocese da Guarda que vai decorrer no dia 24 de Novembro de 2023, no Seminário da Guarda.
Os trabalhos, presididos pelo Bispo da Guarda, têm início às 10.30 horas e final previsto para as 16.00 horas.
O encontro também vai servir para fazer o ponto da situação sobre os candidatos a diáconos na Diocese da Guarda, bem como sobre candidatos ao ministério instituído de catequista ou leitor ou acólito. Os critérios de escolha para estes ministérios instituídos foram debatidos no último Conselho Presbiteral.
Da agenda também faz parte o ponto referente aos programas arciprestais de acompanhamento e formação em exercício dos ministérios laicais não instituídos – catequistas, acólitos, leitores, coordenadores das assembleias dominicais na ausência de párocos.
Outro dos assuntos tem a ver com a reorganização pastoral da Diocese e também o programa pastoral Diocesano deste ano 2023-24 que aponta no sentido de “cada coordenador pastoral (Pároco) promova a constituição do Conselho Pastoral da Unidade pastoral (para já, conjunto de paróquias) e a sua Comissão permanente (equipa pastoral).
O Conselho Presbiteral também vai pronunciar-se sobre os pontos prioritários na formação, por arciprestado, aos conselhos paroquiais para os assuntos económicos, tendo como referência o decreto “Orientações sobre Administração Paroquial”.

Notícias Relacionadas