Conselho Pastoral Diocesano aponta preparação da Jornada Mundial da Juventude como prioridade

Diocese da Guarda

“A preparação da Jornada Mundial da Juventude, tanto na sua fase final, em Lisboa, como também na semana da Diocese, apontada para 26 a 31 de Julho próximo” foi a principal prioridade apontada pelos membros do Conselho Pastoral Diocesano para o ano em curso.
O Conselho Pastoral Diocesano, que reuniu no dia 7 de Janeiro, no Seminário da Guarda, também considerou necessário “promover o bom funcionamento e a boa articulação dos diferentes serviços diocesanos, melhorar a comunicação na vida da Diocese, tanto para dentro como para o exterior, pois não se verifica o desejável fluxo de informação dentro da Diocese, e procurar empenhar nesse propósito todos os agentes pastorais da Diocese, a começar pelos sacerdotes e diáconos”.
Para o Bispo da Guarda as prioridades passam por “continuar o esforço para dar cumprimento às orientações da Assembleia Diocesana de 2017; reforçar a acção quer dos Conselhos Pastorais Arciprestais quer das equipas pastorais dos Párocos, tendo no horizonte a meta das unidades pastorais em pleno funcionamento; definir as prioridades de agenda para os próximos tempos”.
Na cerimónia em que tomaram posse os novos membros do Conselho Pastoral Diocesano, D. Manuel Felício lembrou a finalidade estatutária deste órgão consultivo, que é ajudar o Bispo no governo pastoral da Diocese.
O Conselho Pastoral Diocesano adianta, em comunicado, que o Coordenador Diocesano da Pastoral e da Comissão Sinodal Diocesana fez o ponto da situação da caminhada que está a ser feita na Diocese. Destacou as jornadas de formação sobre a sinodalidade marcadas para os dias 3 e 4 de Março próximo e a assembleia sinodal diocesana, que terá lugar no fim deste ano pastoral.
Para além dos membros natos, fazem parte deste Conselho Pastoral Diocesano os representantes dos 7 arciprestados (dois por cada um), dos serviços diocesanos (7 elementos), dos Religiosos e Religiosas que trabalham na Diocese (3 elementos) e da Comissão Sinodal Diocesana (dois elementos). O conjunto perfaz um total de 30 conselheiros.

Notícias Relacionadas