Comissão Sinodal Diocesana quer apurar as prioridades pastorais da diocese

Contributos podem ser entregues até ao dia 5 de Março de 2023

Concluída a primeira fase do sínodo universal sobre a sinodalidade, e depois de elaborado e entregue o relatório sinodal da diocese da Guarda, com data de 29 de Maio de 2022, deseja-se continuar o esforço de escuta e diálogo, agora com base neste relatório.
Para concretizar esse desejo, a comissão sinodal da diocese propõe que, durante os meses de Janeiro e Fevereiro, os párocos, administradores paroquiais e demais agentes pastorais se reúnam com os seus cooperadores para apurar as prioridades pastorais da diocese. Este convite já tinha sido feito anteriormente aos párocos da nossa diocese, mas consideramos que os resultados serão enriquecidos com um contributo mais alargado, daí este nosso convite.
A reflexão deve ser feita com auxílio do relatório sinodal da diocese que deve ter sido lido e analisado previamente pelos participantes. Se acharem oportuno, podem também fazer uso do relatório sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa e/ou do documento para a fase continental que foi publicado no dia 18 de Outubro.
Esta reflexão conjunta, que pode ser feita em um ou mais encontros, consoante as opções de trabalho, deve apurar, segundo opinião dos participantes, cinco prioridades que a diocese deveria ter em conta nas suas opções pastorais.
Feita a reflexão, devem indicar essas cinco prioridades, em ordem decrescente, preenchendo o formulário online que a comissão disponibiliza online para esse efeito. Também podem preencher o formulário e enviá-lo para o e-mail (comissaosinodal.guarda @gmail.com) ou por correio (Seminário da Guarda – R. Dom José Alves Matoso 7, 6300-702 Guarda) ao cuidado da comissão sinodal diocesana.
A data limite para a recepção destes contributos será o dia 5 de Março de 2023.
No final deste processo, Comissão Sinodal Diocesana irá tratar os resultados e apresentá-los em assembleia sinodal diocesana que vai ocorrer no dia 4 de Junho de 2023.
A Comissão Sinodal Diocesana também está a organizar umas Jornadas sobre a Sinodalidade, para o próximo dia 4 de Março.

Notícias Relacionadas